QUESTÃO 229: O QUE FAZ UMA PESSOA ARREPENDIDA?

QUESTÃO 229: O QUE FAZ UMA PESSOA ARREPENDIDA?

YouCat responde:

Arrependimento,,,

“Do exame da culpa pessoal surge o desejo de melhorar; a isto se chama “arrependimento”. A ele chegamos quando reparamos na contradição entre o amor de Deus e o nosso pecado. Então, enchemo-nos de dor pelo nosso pecado, propomo-nos a mudar a nossa vida e depositamos toda a nossa esperança na ajuda de Deus.” [1430-1433,1490]
 
E continua: “A realidade do pecado é frequentemente suplantada. Alguns acreditam até que o sentimento de culpa deve ser tratado apenas psicologicamente. No entanto, os autênticos sentimentos de culpa são importantes. É como num automóvel: quando o velocímetro mostra que a velocidade foi excedida, não é o velocímetro que tem a culpa, mas o condutor. Quanto mais perto estivermos de Deus, que é todo Luz, tanto mais nítidos se revelam os nossos lados sombrios. Deus, contudo, não é uma Luz que queima, mas uma luz que cura, daí que o arrependimento nos impele a caminhar para a Luz em que nos tornamos totalmente saudáveis.” 312
Citações YouiCat:
“Depois de cada pecado reconhecido, ressuscitemos! Pecados, nem um instante os deixemos no coração.” Santo Cura D’Ars.  
“O que é o arrependimento? Uma grande tristeza de sermos o que somos. Mary von Ebner Eschenbah”. (1830-1916)    
“A penitência é o segundo batismo, o batísmo de lágrimas.” São Gregório Nazianzo.
REFLEXÃO
Em nosso meio, aparecem frequentemente aconselhamentos encorajando pessoas a pisarem no acelerador, a aproveitarem as avenidas da vida, aventurarem-se em experiências exóticas, extremas, a velocidades e abordagens violentas, e dizem: “é preciso aproveitar a vida para não arrepender-se depois; soltar as amarras, sair da zona de conforto e segurança; avançar a mares nunca dantes navegados, etc…, para sentir-se feliz, satisfeito, realizado.”
Acreditam que sem isto a vida não terá sabor, não valerá a pena viver sem explorarmos toda a nossa potencialidade. Mas, isto significa submeter a pessoa humana aos caprichos de uma natureza que se quis decaída, sujeitar a criatura de Deus às violências impostas pelo arqui-inimigo de Deus e da humanidade.  Satanás opera para desqualificar o projeto de Deus e ver no lixo a obra prima de Suas mãos, o ser humano. 
Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, o qual recebestes de Deus e que, por isso mesmo, já não vos pertenceis? Porque fostes comprados por um grande preço. Glorificai, pois, a Deus no vosso corpo.” (1Co 6, 19-20).
Vinha_Matam_Filho_t2

“Eu vos escolhi, foi do meio do mundo, a fim de que dês um fruto que dure”

E Jesus fala da vinha que o Pai entregou aos vinhateiros para administrarem salutarmente. (Mt 21, 33-43). (http://diocesedelimeira.org.br/homilia-27o-domingo-do-tempo-comum-2/)

Concluindo, fica claro que o inimigo opera em nosso meio, como sempre o fez, desde o princípio.

O que ele faz?

Ele introduz a mentira para desvirtuar a Palavra e macular a imagem do Criador, desviando o ser humano do seu destino eterno glorioso, querido por Deus. 

Quando sentir em meu coração que já não vivo de acordo com os desígnios de Deus,  só me resta um caminho:  dobrar os joelhos humildemente e pedir perdão.

O Senhor sempre perdoa o servo fiel e desenha uma cruz vermelha para cancelar suas dívidas, com o Sangue redentor. 

Sou um escravo mas, meu Senhor é o mais generoso dos Senhores. Ele até recebe o servo bom e fiel à Sua mesa, trata-o como amigo e partilha com ele os Seus projetos.                                                                                       




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *