QUESTÃO 230: O QUE É A PENITÊNCIA?

QUESTÃO 230:YouCat

A Igreja Católica e a Quaresma. Jesus é o exemplo.  Solidão e silêncio, criando um espaço para Deus em meu interior.

YouCat responde:”A penitência é a reparação de uma injustiça cometida. Ela não deve acontecer apenas na cabeça, mas tem de se exteriorizar em atos de amor e em compromisso a favor dos outros. Também se faz penitência rezando, jejuando e promovendo os pobres espiritual e materialmente.” [1424-1439]

E continua: “A penitência é com frequência entendida falsamente. Ela nada tem a ver com a autoflagelação ou escrupulosidade. Não é a cisma de quem acha que é uma péssima pessoa. A penitência liberta-nos e encoraja-nos a recomeçar.”

“Estou convencido de que vamos continuar a cometer grandes pecados, tais como ter uma religião sem Espírito Santo, um cristianismo sem Cristo, um perdão sem arrependimento, um Salvador sem novo nascimento, uma politica sem Deus e um Céu sem inferno.” 

William Booth, 1829-1912, cristão metodista, fundador do Exército Azul.

A entidade é uma espécie de ONG, criada na década de 1870, que se dispunha a ajudar os miseráveis, os quais, naquele tempo, proliferavam no Império Britânico, por causa dos efeitos da Revolução Industrial que deixou multidões sem emprego e perspectiva.

 (http://vozdoavivamentobrasil.blogspot.com.br/2011/03/

william-booth-exercito-da-salvacao.html)

REFLEXÃO

Reparação de injustiça!… 

Quantas injustiças cometemos em nosso dia-a-dia? Atire a primeira pedra aquele que não tiver cometido uma injustiça por dia.

Pecamos por pensamentos, palavras, atos e omissões, em consequência de uma inteligência aguçada, uma língua afiada, excesso de ativismo egoísta e de cegueira intencional.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *