QUESTÃO 240 – YOUCAT: QUE SIGNIFICADO TINHA A DOENÇA NO ANTIGO TESTAMENTO?

(Em edição)

SACRAMENTO DA UNÇÃO DOS ENFERMOS  

YouCat responde: “No Antigo Testamento a doença foi frequentemente experienciada como uma dura prova, contra a qual se podia rebater mas em que se podia reconhecer a mão de Deus. Já com os profetas emergiu a ideia de que o sofrimento não é apenas uma maldição, e nem sempre uma consequência de um pecado pessoal, e que uma pessoa também pode ser para os outros num sofrimento assumido com paciência.” [1502]   

“Os doentes conseguem sentir e pressentir mais que as outras pessoas.”  Reinhold Schneider (1903 a 1958, escritor)

Enfermaria-Papa visitante.

Papa Francisco expresa su cercanía con los enfermos de sida

http://www.el-nacional.com/sociedad/Francisco-expresa-cercania-enfermos-sida_0_310768955.html

REFLEXÃO

Dor, doença, ódio e morte são companhias inseparáveis da criatura humana desde a expulsão do Paraíso. No livro do Gênesis, Cap 3, vrs. 14 a 19, está escrito:

“Então o Senhor Deus disse à serpente: “Porque fizeste isso, serás maldita entre todos os animais e feras dos campos; andarás de rastos sobre o teu ventre e comerás o pó todos os dias de tua vida.

15.Porei ódio entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça, e tu ferirás o calcanhar.”

16.Disse também à mulher: Multiplicarei os sofrimentos de teu parto; darás à luz com dores, teus desejos te impelirão para o teu marido e tu estarás sob o seu domínio.”

17.E disse em seguida ao homem: “Porque ouviste a voz de tua mulher e comeste do fruto da árvore que eu te havia proibido comer, maldita seja a terra por tua causa. Tirarás dela com trabalhos penosos o teu sustento todos os dias de tua vida.

18.Ela te produzirá espinhos e abrolhos, e tu comerás a erva da terra.

19.Comerás o teu pão com o suor do teu rosto, até que voltes à terra de que foste tirado; porque és pó, e pó te hás de tornar.”

Com o pecado, o mal armou sua tenda entre nós porém, o sofrimento da criatura humana antes de poder ser considerado um estigma do mal pode significar, com frequência, um caminho de perfeição, esperança de bênção e salvação. 

x—-x—x

A DOENÇA NO ANTIGO TESTAMENTO

http://www.historiadamedicina.med.br/?p=74




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *