QUESTÃO 255 – YOUCAT: O QUE ACONTECE NA ORDENAÇÃO DIACONAL?

(Em edição)

YouCat responde: “Na ordenação diaconal, o candidato é direcionado para um serviço próprio dentro da sacramento da Ordem. Ele representa Cristo como Aquele que não veio apenas ‘para ser servido, mas para servir e dar a Suas vida em resgate de muitos’ (Mt 20,28). Na Liturgia da ordenação diz-se: ‘No serviço da palavra, do altar e da caridade, o Diácono está disponível para todos.”

E continua: “O arquétipo do Diácono é o Mártir Santo Estêvão. Quando os Apóstolos, na primeira comunidade de Jerusalém, se viram sobrecarregados com muitas tarefas caritativas, encarregaram sete pessoas ‘para o serviço das mesas’, que viriam a ser consegrados por eles.  Santo Estêvão, o primeiro a ser nomeado, agia ‘cheio de graça e de força’ pela nova fé e pelos pobres da comunidade. Depois de o diácono se ter convertido, ao longo de séculos, num mero grau de Ordem, como passagem para o ministério presbiteral, tornou-se hoje novamente uma vocação independente para celibatários e casados. Assim, por um lado, o caráter serviçal da Igreja fica de novo acentuado; por outro, pretende-se, tal como na Igreja primitiva, que haja, ao lado dos Presbíteros, pessoas que assumam sobretudo tarefas eclesiais de teor sociopastoral. A ordenação diaconal também marca o ordenado irrevogavelmente para toda a vida.” 140

DIÁCONO (gr. diakonos = serviço) “O Diácono é o primeiro grau do sacramento da Ordem da Igreja Católica. Como o próprio nome indica, o diácono ocupa-se sobretudo do âmbito caritativo (diáconia), embora possa também ensinar, fazer catequese, anunciar o Evangelho, pregar na missa e assistir as celebrações litúrgicas.” 

“Os diáconos devem igualmente ser dignos, homens de palavra, não propenso ao excesso de bebidas nem a lucros desonestos, […]. Não se casam os diáconos mais que uma vez; governam bem os filhos e a própria casa.” 1Tm 3,8.12.

Santo Estêvão-Martírio-Rembrandt_Harmensz._van_Rijn_150

Rembrandt – O Martírio de Santo Estêvão .1625. http://artefontedeconhecimento.blogspot.com.br/2012/04/o-martirio-de-santo-estevao-rembrandt.html

REFLEXÃO




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *