QUESTÃO 262 – YOUCAT: O QUE É NECESSÁRIO PARA O MATRIMÔNIO CRISTÃO SACRAMENTAL?

(Em edição)

YouCat responde: “A um Matrimônio sacramental pertencem necessariamente três elementos: a) o consentimento livre,  b) a concordância com uma união por toda a vida e apenas com o consorte, e  c) a abertura aos filhos.  O mais profundo no Matrimônio cristão é, todavia, a consciência do casal de que são uma imagem viva do amor entre Cristo e a Igreja.” [1644-1654, 1664].  

E continua: “A exigência da unidade e indissolubilidade visa a rejeição da poligamia, na qual o Cristianismo vê um atentado básico ao amor e aos direitos humanos: implica também a rejeição daquilo a que se pode chamar “POLIGAMIA sucessiva”: uma consequência de relações amorosas sem um compromisso suficientemente grande para ser revivido. A exigência de uma fidelidade matrimonial contém a disposição para uma ligação de uma vida inteira, que exclui relacionamentos amorosos paralelos. A exigência da disponibilidade para a fecundidade significa que um casal cristão, no âmbito das suas possibilidades, está aberto aos filhos que Deus lhe quiser conceder; os casais que não conseguem ter filhos são chamados por Deus a tornarem-se “fecundos” de outra maneira. Um Matrimônio em que um destes elementos é excluído quando de sua celebração não chega a realizar-se verdadeiramente.” 

DSC07730-rec1

Casamento católico: páginas 150/151, YouCat

“MONOGAMIA, POLIGAMIA (do gr. monos = um; polys = muito; gamas = casamento)  O Cristianismo rejeita a poligamia, mesmo sendo apenas bigâmica (do gr. bi = dois)“.

“Um casamento aberto é um casamento que não foi realizado .” Theodor Weissenborn (*1933, escritor alemão).

“O amor aperfeiçoa-se na fidelidade.” Sören Kierkegaard.

REFLEXÃO

Matrimônio é algo muito sério, significa amor e amor, sacrifício. O exemplo nos foi dado pelo próprio Deus, especialmente, em Nosso Senhor Jesus Cristo. No Matrimônio o amor se empenha até o sacrifício para frutificar, dar vida. O que escapa disto é falso.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *