QUESTÃO 263 – YOUCAT: POR QUE MOTIVO O MATRIMÔNIO É INDISSOLÚVEL?

(Em edição)

 

YouCat responde: “O Matrimônio é indissolúvel por três razões. Primeiro porque corresponde à essência do amor entregar-se mutuamente sem reservas. Depois porque ele é imagem da incondicional fidelidade de Deus à Sua Criação. Finalmente por que ele representa a entrega de Cristo à Sua Igreja até à morte na cruz.” [1502, 1612-1617, 1661].

E continua: “Num tempo em que, em muitos lugares, são dissolvidos 50% dos casamentos, o casamento que se mantém é, em última instância, um grande sinal de Deus. Neste mundo, em que tanta coisa é relativa, as pessoas precisam crer em Deus, o único que é absoluto. Assim, o que não é relativo torna-se tão importante: alguém que diz absolutamente a verdade ou é absolutamente fiel. A fidelidade absoluta no Matrimônio, mais do que um testemunho do esforço humano, remete para a fidelidade de Deus, que está sempre presente, mesmo quando nós, na questão da fidelidade, O traímos e esquecemos. Casar-se pela Igreja significa confiar mais na ajuda de Deus que nas próprias reservas de amor.”

DSC07730-REC2

O Matrimônio é indissolúvel Páginas 150/151 – YouCat – Recorte.

“Um homem enamorado revela que Deus o chama a ser uma comunidade.” Fródor Dostoiévski.

“Cada homem que ama revela-se ao outro como uma maravilha.” Francois Mauriac (1885-1979, romancista francês).

“Amar é dar-se. Michel Quoist (1921-1997, padre e escritor françês).

“Se formos infiéis, Ele permanece fiel, porque não Se pode negar a Si mesmo.  2Tm 2,13.

REFLEXÃO

Fiel no Matrimônio, fiel a Deus: eis um jeito humano natural de participar na Criação e no Plano de Salvação da humanidade. Quanto à recompensa, Jesus já nos mostrou ressurgindo do seio da terra para a glória eterna do Pai.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *