QUESTÃO 265 – YOUCAT: POR VENTURA TODAS AS PESSOAS ESTÃO VOCACIONADAS PARA O MATRIMÔNIO?

(Em edição)

YouCat responde: “Nem todas as pessoas são chamadas ao Matrimônio. Também as pessoas que vivem sós podem ter uma vida plena. A algumas delas Jesus revela um caminho especial; Ele convida-as a viverem solteiras “por causa do Reino dos Céus”. Mt 19,12. [1618-1620].

E continua: “Muitas pessoas que vivem sós sofrem da sua solidão, entendem-na apenas como carência e desvantagem. Porém, uma pessoa que não tenha de se preocupar com o cônjuge ou com a família goza de liberdade e independência e tem tempo para coisas interessantes e importantes que uma pessoa casada não conseguiria fazer. Talvez seja da vontade de Deus que ela se preocupe com pessoas que não contam com o apoio de ninguém. Não raramente até, Deus chama tal pessoa a uma especial proximidade de Si; é o caso, portanto, do desejo de renunciar a um parceiro “por causa do Reino dos Céus”. No entanto, no Cristianismo não existe uma vocação ao desprezo do matrimônio ou da sexualidade. O celibato livre só pode ser vivido no amor e do amor, enquanto sinal poderoso de que Deus é o mais importante. O celibatário renuncia à relação sexual, mas não ao amor; ele vai, cheio de desejo, ao encontro de Cristo, o esposo que vem.” Mt 25,6

“Cristo não tem mãos, só as nossas mãos para realizar hoje a Sua obra. Reflexão do século XIV.”

DSC07731-rec

Página 265-YouCat: Matrimônio x Vocação

 

REFLEXÃO

A vocação é a tendência natural do ser humano; é, na essência, fruto da vontade e da inteligência divina, fundamento de tudo, agindo em nós. O ser humano não é obra do acaso, não tem de viver ao sabor do tempo, do vento, da sorte, vagando e cantando irresponsavelmente como determina a vazia trova do poeta: “deixa a vida me levar!…”. Também, não é um caso perdido, submisso irremediavelmente ao pecado, à descrença e à desgraça.

Obra das mãos de Deus, o ser humano é perfeito e tem um desígnio, um objetivo: cumprir a vontade d’Aquele que o criou. Para cumprir a vontade de Deus, o ser humano é, por Deus, vocacionado, dotado de sabedoria e cumulado de bênçãos. E será recompensado por todo sacrifício a que, pacientemente, for submetido por amor a Deus e aos irmãos. Cristo é o paradigma do cristão. Esta é a nossa fé! … Deus seja louvado, hoje e sempre!…




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *