QUESTÃO 267 – YOUCAT: O QUE SE FAZ QUANDO UM CÔNJUGE CATÓLICO SE QUER CASAR COM UM NÃO-CATÓLICO?

(Em edição)

YouCat responde: “Para o Matrimônio pede-se apenas o consentimento cristão. O chamado casamento interconfessional exige a ambos os consortes uma especial fidelidade a Cristo, que conduza à vivência da fé, para não prolongar ainda mais o escândalo da divisão dos cristãos.” [1633-1637]. 

“DISPENSA  Uma dispensa é, no Direito Canônico, uma libertação de uma lei eclesiástica. É ao Bispo ou à Santa Sé que a compete emitir. “

 REFLEXÃO

Deus, em Sua infinita misericórdia, sempre encontra caminhos alternativos para beneficio do Povo com quem estabelece aliança. Que seria de nós, se assim não o fosse!… O Criador não se cansa de insistir, perdoar e acreditar na criatura; Ele conhece muito bem a potencialidade da obra de Suas mãos. Por isso, pode abrir portas e criar condições para a manutenção da aliança, mesmo que tenha que Se exceder no amor e, até, na provação, para recolocar tudo no devido lugar, quando isto Lhe aprouver.  Jesus nos deixa este testemunho importante, em Mt 19, 3-9, que pode elucidar esta questão:

“Os fariseus vieram perguntar-lhe para pô-lo à prova: É permitido a um homem rejeitar sua mulher por um motivo qualquer? Respondeu-lhes Jesus: Não lestes que o Criador, no começo, fez o homem e a mulher e disse: Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher; e os dois formarão uma só carne? Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, não separe o homem o que Deus uniu. Disseram-lhe eles: Por que, então, Moisés ordenou dar um documento de divórcio à mulher, ao rejeitá-la? Jesus respondeu-lhes: É por causa da dureza de vosso coração que Moisés havia tolerado o repúdio das mulheres; mas no começo não foi assim. Ora, eu vos declaro que todo aquele que rejeita sua mulher, exceto no caso de matrimônio falso, e desposa uma outra, comete adultério. E aquele que desposa uma mulher rejeitada, comete também adultério.”

Matrimônio interconfessional

A propósito do casamento interconfessional: http://slideplayer.com.br/slide/1787020/




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *