QUESTÃO 271 – YOUCAT: QUE SIGNIFICA DIZER QUE A FAMÍLIA É UMA PEQUENA IGREJA?

(Em edição)

YouCat responde: “A família é em ponto pequeno o que a Igreja é em pondo grande: a Imagem no amor de Deus na comunhão de pessoas. Cada Matrimônio aperfeiçoa-se na abertura e na disponibilidade para os outros (sobretudo para os filhos que Deus concede), na aceitação recíproca e na hospitalidade.” [1655-1657].

E continua: “Nada fascinou mais as pessoas na Igreja primitiva, no “novo caminho” dos cristãos, que as “Igrejas domésticas”. Acontecia frequentemente alguém acreditar “no Senhor, ele e a sua família; e muitos […] abraçavam também a fé e recebiam o Batismo”. (At 18,8). Num mundo não crente, surgiram ilhas de fé viva, locais de oração, de partilha e de efusiva hospitalidade. Roma, Corinto, Antioquia, grandes cidades da Antiguidade, eram impregnadas de Igrejas domésticas como pontos luminosos. Ainda hoje as família em cuja casa Cristo está presente poderiam tornar-se o grande fermento de renovação de nossa sociedade.” 368. 

familia_católica-rezando - terço

Os 5 distintivos de uma família católica: 1. A família católica está unida na missa , 2. A família católica reza em comum, 3. A família católica está chamada a proteger a intimidade, 4. A família católica coloca a família em primeiro lugar, 5. A família católica é testemunha e sinal. http://www.a12.com/formacao/detalhes/ os-5-distintivos-de-uma-familia-catolica

“Ninguém está privado da família neste mundo: a Igreja é casa e família para todos, especialmente para quantos estão “cansados e oprimidos”. (Mt 11,28). João Paulo II, Familiris consortia, n.º 85.

“Se quiseres que alguém se torne cristão, deixa-o viver um ano na tua casa”. São João Crisóstomo.

REFLEXÃO




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *