QUESTÃO 280 – YOUCAT: COMO FUNDAMENTAM OS CRISTÃOS A DIGNIDADE HUMANA?

(Em edição)

QUESTÃO 280: COMO FUNDAMENTAM OS CRISTÃOS A DIGNIDADE HUMANA?

YouCat responde: Cada ser humano tem, desde o primeiro instante, no seio materno, uma dignidade intocável, porque desde toda a eternidade Deus o desejou, amou, criou, remiu e destinou para a eterna felicidade e salvação. [1699-1715].

E continua: Se a importância do ser humano proviesse apenas dos seus sucessos e prestações que ele individualmente realiza, não teriam qualquer importância os que são fracos, doentes e débeis. Os cristãos creem que a importância do ser humano provém, principalmente, da importância de Deus. Ele repara em cada pessoa e ama-a como se fosse a única criatura do mundo. Porque Deus tem o Seu olhar sobre o menor dos seres humanos, este possui uma dignidade infinita que não pode ser destruída por ninguém. 56-65

 

Citações:

Onde desaparece Deus o ser humano não se torna grande; ao contrário, perde a dignidade divina, perde o esplendor de Deus no seu rosto. No fim resulta somente o produto de uma evolução cega e, como tal, pode ser usado e abusado. Foi precisamente quanto a experiência dessa nossa época confirmou. Bento XVI. 15.08.2005.

Deus quer que sejamos felizes. Mas onde está a nascente desta esperança? Está na comunhão com Deus, que vive no fundo da alma de cada pessoa. Irmão Roger Schutz.

 

REFLEXÃO

 

Então, a dignidade humana para o cristão começa em Deus e permanece em Deus. O nosso amor a Deus nos remete a amar nosso irmão. Dignificamos a Deus quando dignificamos nosso irmão.  Jesus na oração do “Pai Nosso”  esclarece o vínculo indissolúvel de amor que existe entre o Criador e Sua criatura, quando vincula o perdão de Deus ao perdão a nosso irmão. “Pai, …. perdoais as nossas ofenças assim como nós perdoamos…”




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *