QUESTÃO 299 – YOUCAT: O QUE SE ENTENDE POR VIRTUDE?

(Em edição)

QUESTÃO 299: O QUE SE ENTENDE POR VIRTUDE?

YouCat responde: Uma virtude é uma atitude interior, um ato positivo, uma paixão por servir o bem. [1803-1933]

E continua: “Sede perfeito como o vosso Pai do Céu é perfeito!” (Mt 5,48). Isto significa que temos que mudar no nosso caminho para Deus. Com as nossas forças humanas só o conseguimos às prestações. Deus apoia as virtudes humanas com a Sua graça e também nos concede, para além disso, as chamadas virtudes teologais, com cuja ajuda atingimos a Luz e a proximidade de Deus. 293-294.

FEFLEXÃO 

O vocábulo Virtude (latim, Virtus = força viril) designa o poder de realização do indivíduo, sua capacidade de ação. Segundo Platão e, também, o epicurismo e o estoicismo, virtude é um conjunto de atributos do ser; características que contribuem para o bem, como: a sabedoria, a coragem, a temperança e a justiça (virtudes cardiais). Aristóteles define virtude como aquilo que completa de forma excelente a natureza de um ser, uma disposição adquirida de fazer o bem, algo que e se aperfeiçoa com o hábito. Enquanto para um pássaro a virtude pode ser o voar depressa, para o ser humano, será o agir conforme a plena razão.

Para a doutrina da Igreja Católica e, especialmente, São Gregório de Nissa, a virtude é uma disposição habitual e firme para fazer o bem, sendo o objetivo de uma vida virtuosa o tornar-se semelhante a Deus.

 

São-Gregório-de-Nissa

São Gregório de Nissa nasceu na Cesarea, Capadócia, Turquia, entre os anos 330 – 335. Seus pais Basílio, apelidado de “o velho”, e Amélia, tiveram dez filhos, dos quais: Gregório, Pedro, Basílio e Macrina, se tornaram santos; sem contar o avô, que morreu mártir e a avó, da qual a irmã herdou o nome, e que a Igreja também venera. http://www.comshalom.org/saints/sao-gregorio-de-nissa/

Pelo exposto, podemos afirmar que virtudes são dons de Deus, e que a vivência das virtudes desenha um caminho de perfeição para o ser humano. Por este caminho, Deus quer conduzir a criatura humana a participar de Sua glória eterna.

Pelo caminho das virtudes, o ser humano há de lutar contra as forças do mal que tentam aprisioná-lo e fazê-lo refém de uma vida medíocre, sem futuro, disssociada dos gloriosos desíginios do Pai-Criador. Por isto, o ser humano é um constructo, um ser em construção, entregue a si mesmo, sob as vistas e com as graças de Deus.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *