QUESTÃO 300 – YOUCAT: PORQUE TEMOS DE TRABALHAR NA CONSTRUÇÃO DA NOSSSA PERSONALIDADE?

(Em edição)

QUESTÃO 300: PORQUE TEMOS DE TRABALHAR NA CONSTRUÇÃO DA NOSSSA PERSONALIDADE?

YouCat responde: Temos de trabalhar em nós para podermos realizar o bem livre, alegre e agilmente. Contribui para isso a fé firme em Deus e a nossa vivência das virtudes. Isto significa que devemos, com a ajude de Deus, criar em nós atitudes seguras, que não nos devemos entregar a paixões desordenadas e que devemos dirigir as forças da razão e da vontade para o bem, sempre e sem equívocos. [1804-1805, 1810- 1811, 1839].

E continua: As virtudes mais importantes são a prudência, a justiça, a fortaleza e a temperança. São também designadas “virtudes cardeais” (lat. cardo = gonzo, eixo; cardinalis = importante).

Virtude-teologais

http://frontcatolico.blogspot.com.br/2014/10/as-virtudes-teologais.html

Citações:

Levar uma vida boa não é mais que amar Deus de todo coração, com toda a alma e com todo o espírito. Reservamos-Lhe (através da temperança), um grande amor, que nenhuma infelicidade pode sacudir (fato que está relacionado com a fortaleza), que só Lhe obedece (isto é a justiça) e está disposto a observar tudo com medo de ser surpreendido pela astúcia e a mentira (e isto é a prudência). Santo Agostinho.

REFLEXÃO

Temos de trabalhar na construção da nossa personalidade. Não uma pesonalidade materialista, mundana, atéia, egoista, voltada para si mesma. Mas, trata-se de uma personalidade voltada às origens, apegada ao Pai-Criador, alicerçada no amor; uma personalidade formada para a vida gloriosa e eterna que Jesus nos proporcionou com a força de sua paixão, morte e ressurreição.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *