QUESTÃO 303 – YOUCAT: O QUE SIGNIFICA TER FORTALEZA?

(Em edição)

QUESTÃO 303: O QUE SIGNIFICA TER FORTALEZA?

Fortaleza em Deus

“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorrro bem presente nas tribulações.” (Sl 46,1)

YouCat responde: Quem tem fortaleza responsabiliza-se pelo bem que é conhecido. mesmo que tenha, em caso extremo, de sacrificar a própria vida [1809, 1837], 195.

Citações:

– Proclama a palavra, insiste a propósito e fora de propósito. 2Tm 4,2.

– A graça e a desgraça estão para uma pessoa forte como a sua mão direita e a sua mão esquerda: ela serve-se de ambas. Santa Catarina de Sena.

REFLEXÃO

A fortaleza é virtude edificante, sustentáculo da justiça, da prudência e da temperança. É preciso ser forte e corajoso para fazer imperar a justiça, para agir prudentemente, ser sóbrio e comedido ante os abusos, os excessos e indisciplinas que arruinam e destroem as relações com Deus e entre os seres humanos.

É preciso e é valioso ser forte e corajoso.

“Moisés chamou em seguida Josué e disse-lhe em presença de todo o Israel: Mostra-te varonil e corajoso, porque entrarás com esse povo na terra que o Senhor jurou a seus pais dar-lhes, e a repartirás entre eles”. (Dt 31, 7). “Isto é uma ordem: sê firme e corajoso. Não te atemorizes, não tenhas medo, porque o Senhor está contigo em qualquer parte para onde fores.” (Js 1, 9). “Todo aquele que for rebelde às tuas ordens e não obedecer ao que lhe mandares, será morto. Mas sê forte e corajoso!” (Js 1, 18).

. . .

“Aproximando-se o fim de Davi, deu ele ao seu filho Salomão as suas (últimas) instruções: Eu me vou, disse ele, pelo caminho que segue toda a terra. Sê corajoso: porta-te como homem. Guarda os preceitos do Senhor, teu Deus; anda em seus caminhos, observa suas leis, seus mandamentos, seus preceitos e seus ensinamentos, tais como estão escritos na lei de Moisés. Desse modo serás bem-sucedido em tudo o que fizeres e em tudo o que empreenderes”. (IRs 1-3).

. . . 

“Eu te conjuro em presença de Deus e de Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, por sua aparição e por seu Reino: prega a palavra, insiste oportuna e importunamente, repreende, ameaça, exorta com toda paciência e empenho de instruir. Porque virá tempo em que os homens já não suportarão a sã doutrina da salvação. Levados pelas próprias paixões e pelo prurido de escutar novidades, ajustarão mestres para si. Apartarão os ouvidos da verdade e se atirarão às fábulas. Tu, porém, sê prudente em tudo, paciente nos sofrimentos, cumpre a missão de pregador do Evangelho, consagra-te ao teu ministério”. (2Tm 1-5).         

Vistes um ser humano justo, forte, corajoso, prudente, paciente, moderado, treinado na temperança? Vistes, pois, um verdadeiro sábio; um ser virtuoso, dotado de belos e edificantes dons, um ser agraciado por Deus; por isto, forte na fé, paciente na esperança, treinado na caridade: pousastes teus olhos, pois, sobre um filho amado de Deus.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *