QUESTÃO 315 – YOUCAT: O QUE É UM PECADO?

(Em edição)

QUESTÃO 315: O QUE É UM PECADO? 

 

Pecado-9

http://religiao.culturamix.com/religiosidades/consequencias-do-pecado/

YouCat responde: O pecado é uma palavra, um ato ou uma intenção com que uma pessoa atenta conscientemente e intencionalmente contra a verdadeira ordem das coisas tal como a projetou o amor de Deus. [1859-1851, 1871-1872] 

E continua: Pecar significa mais que atentar contra regras instituídas pelas pessoas e pelas instituições. O pecador volve-se livre e conscientemente contra o amor de Deus ignorando-O. O pecado é no fim de contas, “o egoísmo  elevado ao despreso de Deus” (Santo Agostinho); em caso extremo, a criatura pecadora profere: “Quero ser como Deus!” (cf Gn 3,5). Como o pecado me carrega com a respectiva culpa, ferindo-me e destruíndo-me com as consequências, ele também envenena e prejudica o meu mundo. O pecado e o seu peso tornam-se reconhecíveis na proximidade de Deus. 67, 224-239.

Citações:

  • Se o nosso coração nos acusar, Deus é maior que o nosso coração e conhece todas as coisas. 1Jo 3,20.
  • Fora da misericórdia de Deus não há para o ser humano mais nenhuma fonte de esperança. João Paulo II 

 

REFLEXÃO

Pecar é tão simples como respirar. E a gente respira, mesmo dormindo; e quando sonhamos podemos estar abraçados às situações pecaminosas que nos atormentam as vigílias.

Há força na palavra pecado?

A palavra formulada no colo de sentimentos descontrolados, ou de pensamentos impuros, deverá ser inibida em seu nascedouro, porque seu poder destruidor será potencializado ao ouvido do interlocutor; é uma carga negativa que, ao sabor de suas ondas reflexivas, inquietas, poderá se transformar em um furacão destruidor, principalmente, porque Satanás sufará nela.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *