QUESTÃO 321 – YOUCAT: UM CRISTÃO PODE SER INDIVIDUALISTA?

SEGUNDO CAPÍTULO

A Comunhão Humana

QUESTÃO 321: UM CRISTÃO PODE SER INDIVIDUALISTA?

INDIVIDUALISTA-frase-nao-sou-politico-sou-principalmente-um-individualista-creio-na-liberdade-nisso-se-resume-a-charles-chaplin-97295

Liberdade é exigência da razão. A capaciadede de pensar, refletir e cogitar, coloca o ser humano como um indivídou liberal, na face da terra. Indivíduo que precisa viver em comunidade e pensar no bem comum coletivo, sem perder a individualoidade.

YouCat responde: Um cristão nunca deve ser individualista, porque o ser humano está por natureza orientado para a comunhão [1877-1880, 1890-1891].

E continua: Cada pessoa tem um pai e uma mãe, recebe ajuda dos outros, está comprometido a ajudar outros e a desenvolver os seus talentos para proveito dos outros. Porque o ser humano é “imagem” de Deus, é em certo sentido o reflexo de Deus, que, na sua profundidade, não é solitário, mas trino (e, com isso, Vida, amor diálogo e partilha). Em última análise, é fundamentalmente pelo amor, o Mandamento central de todos os cristãos que nos pertencemos e nos relacionemos uns com os outros: “Ama o teu próximo como a ti mesmo!” (Mt 22,39).

Citações:

  • O maior dom que o ser humano pode ter debaixo do céu é poder viver bem com aqueles com quem está. Beato Egídio de Assis.
  • Se não tens medo de cair sozinho como tens a pretensão de te levantares sozinho? Repara: dois podem mais que um só. São João da Cruz.

REFLEXÃO

Aqui está uma importante diferença entre o cristão e o não cristão. Todos nascemos indivíduos livres, individualistas, embora dependentes. Mas, tornados cristãos, somos convocados a amar e servir, a exemplo de Cristo; por isto, somos conduzidos a ser igreja, viver em comunidade.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *