QUESTÃO 322 – YOUCAT: O QUE É MAIS IMPORTANTE A SOCIEDADE OU O INDIVÍDUO?

Em edição)

QUESTÃO 322: O QUE É MAIS IMPORTANTE A SOCIEDADE OU O INDIVÍDUO?

Indivíduo-Sociedade

A Igreja de Cristo é o conjunto de indivíduos batizados no Espírito de Deus. Primeiro, os indivíduos reunem-se em nome de Jesus Cristo; depois, Jesus Cristo vem habitar com eles. Mas, a converção é pessoal, particular, individual, da mesma forma que o sopro de vida dado por Deus.

YouCat responde: Para Deus, o ser humano conta primeiro como pessoa e só depois como comunhão [1881, 1892].

E continua: A sociedade nunca pode ser mais importante que o indivíduo humano. O ser humano nunca deve ser um meio para um fim social. No entanto, instituições sociais como o Estado ou a família são necessárias para o indivíduo; elas correspondem até à sua natureza.

Citações:

  • Cada um de nós é o fruto de um pensamento de Deus. Cada um de nós é querido, cada um de nós é amado, cada um é necessário. Bento XVI 24.04.2005. 

 

REFLEXÃO

Antes de tudo, Deus é Pai Criador, uno, unidade, integralidade… “No princípio, Deus criou o céu e a terra […] e as trevas cobriam o abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas. Deus disse: “Faça-se a luz!” E a luz foi feita […]” E, então, a Trindade nos foi revelada: O Pai, O Filho e o Espírito Santo!… Alelúia!…

A Sagrada Escritura nos diz que no agir do indivíduo encontra-se a força edificante da sociedade. Também, é do coração que provêm as boas e más ações.  “… Porque é do coração que provêm os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as impurezas, os furtos, os falsos testemunhos, as calúnias.”

A união de indivíduos mal intensionados, organizados e preparados para enganar, forma uma quadrilha, uma sociedade perversa capaz de atormentar um povo.

De outro lado, uma sociedade perversa ou decaída poderá levantar-se pela força de palavra edificante de um abençoado pregadorl.

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *