QUESTÃO 328 – YOUCAT: COMO PODE O INDIVÍDUO CONTRIBUIR PARA O BEM COMUM?

(Em edição)

QUESTÃO 328: COMO PODE O INDIVÍDUO CONTRIBUIR PARA O BEM COMUM?

Bem-CristoOstiaSanta-RADAR

Cristo, Pão da Vida, o Bem Maior. http://bezerrosagora.com/site/fe-cura-oracao-e-libertacao-marca-o-encerramento-do-cerco-de-jerico.

YouCat responde: Trabalhar para o bem comum significa assumir a responsabilidade pelos outros. [1913-1917,1925]

E continua: O bem comum deve ser uma coisa comum. Isto acontece, antes de mais, quando as pesoas, no seu meio concreto – família, vizinhança, profissão -, se comprometem e se responsabilizam. Tambem é importante enveredar pela responsabilidade social e política; quem, todavia, assume este tipo de responsabilidade, exerce poder e encontra-se sempre no perigo de abusar dele; é por isso que cada responsável é convidado a um constante processo de conversão, de forma a que possa exercer o cuidado pelos outros em amor constante e em justiça perene.

Citações:

  • Ninguém deve pensar, com Caim, que não é responsável pelas sorte do seu irmão. João Paulo II.
  •  Respeitai a boa fama dos vossos inimigos! São João maria Vianney

REFLEXÃO

Assumir responsabilidade. Eis um grande problema dos tempos atuais!

Quando o ser humano oscila entre egoista e sobraceiro, e olha o mundo do topo de um falso pedestal, pouca coisa há que não queira escamotear, relativizar. E, se acredita que tudo pode, porque não, falsear a verdade, dissimular e relativizar, também, a responsabilidade por seus atos e por sua prole? Deixando a outrem ou ao Estado as responsabilidades que lhe são próprias?

Resultado: Gerações irresponsáveis geram filhos irresponsáveis; estes, juntos, formam sociedade inconsequente. Tem-se, assim, os ingredientes do desgonverno, da corrrupção, do caos; todos agindo imprudentemente, contrariando a lógica, o bom senso.

Isto é coisa do demo!…




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *