QUESTÃO 332 – YOUCAT: COMO SE REVELA A SOLIDARIEDADE DOS CRISTÃOS COM OUTRAS PESSOAS?

(Em edição)

QUESTÃO 332: COMO SE REVELA A SOLIDARIEDADE DOS CRISTÃOS COM OUTRAS PESSOAS?

YouCat responde: Os cristãos lutam por estruturas sociais justas, de forma a que, por exemplo, todas as pessoas tenham aceso aos bens materiais e espirituais da terra. Os cristãos observam se a dignidade do trabalho humano é respeitada; é o caso do salário, que deve ser justo. Transmitir a fé também é um ato de solidariedade [1939-1942,1948].

 

Solidariedade-150713-2

A FÉ SEM SOLIDARIEDADE É MORTA, SEM CRISTO: O Papa Francisco visitou, no domingo (12/07/?), a comunidade de Bañado Norte, um bairro pobre da capital Assunção, onde a Igreja e o Estado realizam vários projetos. http://www.omensageiro.org.br/

 

E continua: A solidariedade é o sinal prático por que é conhecido um cristão. Ser solidário, de fato, não é apenas um mandamento racional. Jesus Cristo, Nosso Senhor, identificou-Se totalmente com os pobres e os mais pequenos (Mt 25, 40); negar-lhes a solidariedade seria rejeitar Cristo.

 

Citações: 

  • Amai os pobres e não lhes vireis as costas, pois, quando virais as costas aos pobres, virais as costas a Cristo. Ele próprio Se fez faminto, nú, sem-teto, para que vós e eu tenhamos possibilidade de O amar. Beata Madre Teresa. 
  • Quem tiver duas túnicas reparta com quem não tem nenhuma e quem tiver mantimentos faça o mesmo (Lc 3,11).

REFLEXÃO

Ser cristão solidário, significa viver conforme a Sagrada Escritura, ter comportamento enraizado na justiça eterna e no amor maior. Isto não é fácil!… É preciso, primeiro, estar com Deus, na montanha, para depois, estar na planície das circunstâncias humanas, como um solidário condutor de alegria, de paz, de esperança e de amor. Isto, porque, sem Deus nada podemos fazer!..

Se, nós cristãos, desfilamos como prisioneiros do egoismo, incapacitados de distinguir no horizonte a bendita montanha da graça de Deus, onde iremos encontrar força, coragem, amor e determinação, para abrirmos nossas portas ao acolhimento do irmão?




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *