QUESTÃO 335- YOUCAT: QUE SIGNIFICADO TEM A LEI DA ANTIGA ALIANÇA?

(Em edição)

QUESTÃO 335: QUE SIGNIFICADO TEM A LEI DA ANTIGA ALIANÇA?

Biblia-Hebraica-Original-e-Tor-a-Lei-de-Moises-Portugues-20150716014004

Bíblia diretamente do hebraico e à luz do Talmud e das fontes judaicas. Apresentada apenas em português, mostra a forma como os judeus leem e entendem o texto bíblico há milhares de anos. http://www.clasf.com.br/biblia-hebraica-original-e-tor%C3%A1-a-lei-de-moises-portugues-em-brasil-8148322/

YouCat responde: Na Lei (a Torá) e no seu cerne, os Dez Mandamentos (ou Decálogo), a vontade de Deus é revelada ao Povo de Israel; seguir o Torá é, para Israel, o principal caminho de salvação. Os cristãos sabem que, através da Lei, conhecem o que devem fazer; mas eles também sabem que não é a Lei que salva.” [1963-1964, 1981-1982].

E continua: Qualquer pessoa faz a experiência de encontrar algo bom “prescrito”, sem ter contudo a força para a realizar, porque é demasiado difícil; ela sente-se “impotente” (Rm 8,3 e Rm 7, 14-25). Olha-se para a Lei e sente-se como que entregue ao pecado. Pela Lei torna-se claro como é urgente estarmos orientados para a nossa força interior para cumprir a Lei. Portanto, a Lei, tão boa e importante que é, só nos prepara para a fé em Deus salvador. 349.

Citaçções:

  • O Criador inscreveu no nosso próprio ser a Lei Natural, reflexo do Seu plano criador no nosso coração, como bússola e medida interior da nossa vida. Bento XVI, 27.04.2006.  
  • Lei era uma pedagogia e uma profecia dos bens futuros. Santo Ireneu de Lião.

 REFLEXÃO

O ser humano não pode dizer que desconhece a Lei, ignora os mandamentos do seu criador. Em todos os tempos, por toda parte e em todas as Suas criaturas, o Senhor semeia, divulga, ensimanentos construtivos, propaga Seu verbo eterna edificador. E, na plenitude dos tempos, Seu Verbo Eterno, Nosso Senhor Jesus Cristo, veio habitar entre nós.

Aleluia, meu Senhor!…

Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos seres humanos receptivos, abertos à graça eterna.

Em Jesus, a Lei Natural torna-se tão natural quanto o ato de amar!… E, para alcançar a felicidade, dar início a alegre manifestação da fé, é bastante abrir o coração e aceitar Jesus.

As portas do Jardim do Édem serão abertas, com alegria, para receber, de volta, o novo Adão e a nova Eva, edificados, ressucitados pelo poder da Palavra de Jesus Cristo e pela força do Espírito Santo que tudo renova e santifica. 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *