QUESTÃO 337- YOUCAT: COMO SOMOS REDIMIDOS?

(Em edição)

QUESTÃO 337: COMO SOMOS REDIMIDOS?

 

Redenção- O proposito-od-img-proposito3

O propósito Eterno; Odisciplo.com. Ricardo de Paula Meneghelli . http://www.odiscipulo.com/site/index.php/os-fundamentos/o-proposito-eterno-de-deus.

Redenção-comprados com sangue - Joel amarel

Significado de Ser Redimido. Publicado em: 18/9/2015 Por: Silvio Dutra Igreja Orgânica de Jesus na Abolição – Rio de Janeiro – RJ http:// www. webservos.com.br/ gospel/estudos/estudos_show.asp?id=12037

YouCat responde: Nenhuma pessoa se pode redimir a si mesma. Os cristãos creem que são redimidos por Deus que para tal enviou o Seu filho, Jesus Cristo, ao mundo. A redenção significa, para nós, que somos libertados pelo Espírito Santo do poder do pecado e que, uma vez retirados do âmbito da morte, reencontramos uma vida sem fim, uma vida na presença de Deus. [1987-1995, 2017-2020]

E continua: São Paulo observa: “Todos pecaram e estão privados da glória de Deus”. (Rm 3,23). O pecado não pode ter existência perante Deus, que no fundo é fjustiça e bondade. Se o pedcado para nada serve, que acontece com o pecador? No Seu amor, Deus encontrou um caminho no qual Ele extermina o pecado, mas salva o pecador. Ele torna-se novamente correto, isto é, justo. Por isso, a redençãso foi designida, desde muito cedo, por justificação. De fato, não nos tornamos justos pela própria força; o ser humano não consegue perdoar a si mesmo o seu pecado, nem se consegue arrancar a si mesmo da morte. Portanto, Deus tem de agir em nós, e por misericórdia, não porque o merecemos. Deus concede-nos pelo “Batismo” a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo (Rm 3,22). Pelo Espírito Santo, que foi derramado nos nossos corações, somos assumidos no interior da morte e da ressurreição de Cristo – morremos para o pecado e nascemos para uma nova Vida em Deus. A fé, a esperança e a caridade atingem-nos a partir de Deus, fazendo-nos capazes deviver na Luz e de corresponder à vontade de Deus.

Citações:

  • Se alguém transgredir um só destes mandamentos, por mais pequenos que sejam, e ensinar assim aos homens, será o menos no Reino dos Céus. Mas aquele que os ensinar e os praticar será grande no Reino dos Céus. (Mt 5, 19).
  • JUSTIFICAÇÃO: Trata-se do conceito central da “doutrina sobre a graça”, que significa a reconstituição da correta relação entre Deus e o ser humano. Porque só Jesus Cristo reativou esta corretas relação (“justiça”), apenas nos podemos apresentar diante de Deus quando somos “justificados” por Cristo e entramos na Sua relação intecta com Deus.  

REFLEÇÃO

Quem poderá sondar o coração de Deus? Por ventura, poderá a criatura assenhorear-se da mente de Deus? Um boneco de barro que acaba de ser moldado pelo oleiro, ou que jaz empoeirado na prateleira do tempo, poderá dizer ao seu criador: aperfeiçoa-me, porque não gostei da forma do meu nariz?  Claro que não!… Somente pode falar de Deus aquele que reserva tempo para estar com Deus. É pela oração que acontece a revelação de Deus para nós.  Jesus deu-nos o exemplo. Portanto, nossa redenção inicia-se com a oração.

CIC(1995): O Espírito Santo é o mestre interior. Fazendo nascer o «homem interior» (49) a justificação implica a santificação de todo o ser:

«Pois, como pusestes os vossos membros ao serviço da impureza e do mal para cometer a iniquidade, assim ponde agora os vossos membros ao serviço da justiça para chegar à santidade. […] Mas agora, libertos do pecado e feitos servos de Deus, tendes por fruto a santidade: e o termo é a vida eterna» (Rm 6, 19-22). 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *