QUESTÃO 339- YOUCAT: O QUE FEZ A GRAÇA DE DEUS EM NÓS?

(Em edição)

QUESTÃO 339: O QUE FEZ A GRAÇA DE DEUS EM NÓS?

 

Graça-images

http://www.slideshare.net/BASSI/bons-dispenseiros-da-multiforme-graca-de-deus

YouCat responde: A graça de Deus insere-nos na Vida interior do Deus trino, na permuta do amor entre o Pai, o Filho e Espírito Santo. Capacita-nos para viver no amor de Deus e atuar a partir desse amor. [1099-2000, 2003-2004, 2023-2024]

E continua: A graça desce do alto sobre nós e não se pode explicar a partir de causas intramundanas (graça sobrenatural). Sobretudo no Batismo, ela faz de nós filhos de Deus e herdeiros do Céu (a graça santificante ou divinizante). Ela concede-nos uma inclinação interior e perene para o bem (graça habitual). A graça ajuda-nos a conhecer, querer e fazer tudo o que nos leva ao bem, a Deus e ao Céu (graça assistente). A graça acontece especialmente nos sacramentos, que são, segundo a vontade do nosso Redentor os lugares privilegiados do encontro com Deus (graça sacramental). A graça revela-se também em dons especiais concedidos a alguns cristãos (CARISMAS) ou em forças especiais prometidas ao estado do Matrimônio, da Ordem e da vida consagrada (graça de estado).

Citações:

  • De fato, é pela graça que fostes salvos, por meio da fé. A salvação não vem de vós; é dom de Deus. Não se deve ás obras; ninguém se pode gloriar. Ef 2,8 ss.
  • Deus nunca oferece menos que a Si mesmo. Santo Agustinho.
  • Tudo é graça. Santa Teresa de Lisieux.

 

REFLEXÃO

A graça de Deus é derramada sobre nós, no mundo, como uma abençoada chuva ou uma purificadora irradiação solar; o objetivo é dar a vida, e vida em abundância.

O mundo nem sempre é receptivo. Nuvens negras tempestuosas podem desviar a bendita chuva, assim como, dificultar a bem-aventurada incidência da graça de Deus.

Sem água e sem a luz a vida não prosperará.

E isto significa morte.

Privado da graça, o mundo está morrendo…

Misericórdia, Senhor!…




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *