QUESTÃO 341 – YOUCAT: PODE ALGUÉM MERECER O CÉU COM BOAS OBRAS?

(Em edição)

QUESTÃO 341: PODE ALGUÉM MERECER O CÉU COM BOAS OBRAS?

boas obras samaritano

O QUADRO LEMBRA A FIGURA DO BOM SAMARITANO, DO EVANGELHO. O Católico deve fazer Boas-Obras para salvar-se? http://cordasursu.blogspot.com.br/2012/10/o-catolico-deve-fazer-boas-obras-para.html.

YouCat responde: Nenhuma pessoa pode alcançar o Céu simplesmente pela própria força. A nossa redenção é pura graça de Deus, que exige, no entanto, a livre colaboração do ser humano. [2006-2011, 2025-2027].

E continua: São tão importantes a graça e a fé, através das quais somos salvos, como o nosso dever de, nas boas obras, mostrar o amor que a ação de Deus produz em nós.

Citações:

  • Eis a escrava do Senho; faça-se em mim segundo a tua palavra! Lc 1,38.

REFLEXÃO

Fé, obras, graça, amor, humildade, perseverança…  Somos levados, frequentemente, a especular sobre o que fazer ou deixar de fazer para alcançar o Reino dos Céus, como se tudo dependesse apenas de nós.

Há, entre outros, os que adotam fórmulas prontas para subir aos Céus, um tipo de ativismo puramente humano, excludente de Deus, como Pessoa ou Trindade ativa e causa suprema de tudo. Mais uma vez, vem à tona o velho Pecado Original: o ser humano querendo ser Deus, descartar Deus, alcançar o conhecimento e a felicidade eternas, sem Deus, e com a ajuda da antiga serpente.

Os cristão têm o exemplo da sagrada família e de todos os santos apóstolos e mártires da Igreja, uma história de dois mil anos; e ainda, a incrível história de caminhada do povo de Deus, de Abraão a João Batista.

Se olharmos a Sagrada Escritura, podemos ver que o primeirro casal humano perdeu a graça da presença de Deus por desobediência dos mandamentos, por deixar de se submeter à vontade do Pai Criador.

Tudo o que ficou dito está a indicar o caminho a percorrer em nossa caminhada para Deus.

Em resumo, se quisermos empreender um retorno ao Lar Paterno, o caminho é: fazer a vontade de Deus. Isto significa, viver como Jesus viveu, amar como Jesus amou…

Prevalece, portanto, em conjunto, uma caminhada de esperança, com Fé, boas obras e a graça do Espirito Santo.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *