QUESTÃO 344 – YOUCAT: POR QUE INTERVÉM A IGREJA EM QUESTÕES ÉTICAS E ASSUNTOS DA VIDA PESSOAL?

(Em edição)

QUESTÃO 344: POR QUE INTERVÉM A IGREJA EM QUESTÕES ÉTICAS E ASSUNTOS DA VIDA PESSOAL?

Etica pessoa etc

LEI NATURAL DA CONVIVÊNCIA HUMANA: Imagem:  http://slideplayer.com.br/slide/337730/

YouCat responde: A fé é um caminho. Questões como “De que forma se deve estar neste caminho?” ou “Como se age corretamente e se vive bem?” não se responde apenas com as diretrizes do Evangelho. O MAGISTÉRIO da Igreja também deve recordar às pessoas as exigências da Lei Natural. [2032-2040, 2049-2051]

E continua: Não existe uma dupla verdade. O que é humanamente justo não pode ser cristâmente falso e o que é cristãmente justo não pode ser humanamente falso. Por isto a Igreja deve intervir extensamente em questões de moral.  

Citações:

  • Ainda hoje, a Igreja me dá Jesus. Isto diz tudo. Que saberia eu, pois, d’Ele, que ligação haveria entre Ele e eu sem a Igreja? Cardeal Henri De Lubac (1896-1991, teólogo francês) 

REFLEXÃO

Se a Igreja é lugar e caminho da graça de Deus e da Salvação do ser humano, ela não poderá fazer vista grossa, deixar de continuar o Ministério de Nosso Senhor Jesus Cristo; ela tem por obrigação pregar o Evangelho e defenter a vida, em todas as instâncias e circunstâncias.

É São Paulo Apóstolo quem escreve: “Ai de mim se não evangelizar!”

O Evangelho vem oferecer oportunidade de renascimento; o homem velho há de renascer para ser redimido.

A natureza do redimido há de continuar a mesma do homem velho, só que, agora, submetida à ética, à moral da fé cristã. Quem despreza ou combate a ética cristã e o papel da Santa Igreja de Cristo, despreza o próprio Deus Criador e Pai de Jesus Cristo.

O cristão há de rezar por todos eles, como Jesus o fêz, na cruz: Pai perdoa os nossos irmãos!… Eles não sabem o que fazem!…




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *