QUESTÃO 350 – YOUCAT: SERÃO OS DEZ MANDAMENTOS UMA COMPOSIÇÃO ALEATÓRIA?

(Em edição)

QUESTÃO 350: SERÃO OS DEZ MANDAMENTOS UMA COMPOSIÇÃO ALEATÓRIA?

Árvore-Sinai- Possivel caverna-Profeta-Elias-

Os Dez Mandamentos. Pedras defronte do Monte Sinai. Seta mostra a “árvore” e o retângulo mostra a possível “caverna de Elias” http://branfer.blogspot.com.br/2015/11/ exodo-pela-arabia-monte-sinai-verdadeiro.html

YouCat responde: Não. Os dez Mandamentos contêm uma unidade. Cada mandamento remete para o outro e não pode ser isolado e arbitrariamente cosiderado. Portanto, quem infringe um Mandamento, infringe toda a Lei. [2069-, 2079].

E continua: O que torna os Dez Mandamentos tão especiais é o fato de neles poder ser compreendida toda a vida humana. Nós, pessoas humanas, estamos orientados, com efeito, para Deus (do primeiro ao terceiro mandamento) e para os outros (do quarto ao décimo mandamento). Somos seres religiosos e sociais.

Citações:

  • Estes dez Mandamentos não se encontram na Sagrada Escritura sob esta forma, mas provém de duas fontes bíblicas: Ex 20, 2-17 e Dt 5, 6-21. Desde muito cedo as duas fontes foram doutrinalmente sintetizadas e têm sido tradicionalmente apresentadas aos crentes como Dez Mandamentos na forma catequética acima exposta.


REFLEXÃO

Os Dez Mandamentos apontam para uma importante verdade: Deus é nosso Pai Criador e deseja conviver conosco, hoje e sempre, numa grande família da amor. 
Os Mandamentos são postos como caminhos a serem percorridos por todos aqueles que buscam, na verdade, o amor de Deus; e, como orientação e apelo à convivência fraterna, com um único propósito: Deus mesmo. 
Os dez podem ser resumidos em dois: 1. Amar a Deus sobre todas as coisas. 2. Amar ao próximo como si mesmo. 
Somos filhos do amor e nosso destino é amar!… 
Alelúia!…
Obrigado, meu Senhor!…



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *