QUESTÃO 351 – YOUCAT: NÃO ESTÃO ULTRAPASSADOS OS DEZ MANDAMENTOS?

(Em edição)

QUESTÃO 351: NÃO ESTÃO ULTRAPASSADOS OS DEZ MANDAMENTOS?

DezManda-hebreus-e-fenicios-10-728

http://pt.slideshare.net/carlosvieira/hebreus-e-fenicios-2691859

 

dez-mandamentos--judaismo

YouCat responde: Não. Os Dez mandamentos não estão condicionados pelo tempo. Neles estão expressos os deveres fundamentais do ser humano perante Deus e o próximo. São válidos por todos os tempos e lugares. [2070-2072]

E continua: Os Dez Mandamentos são Mandamentos da razão mas também fazem parte da Revelação de Deus. São tão fundamentais na sua obrigatoriedade que ninguém se pode dispensar de os cumprir.

Citações:

  • DECÁLOGO (gr. deka = dez e logos = palavra. “dez palavras”. Os Dez Mandamentos são o resumo principal das regras fundamentais do comportamento humano no Antigo Testamento. Por esta série fundamental se orientam tanto os judeus quanto os cristãos.

REFLEXÃO

Deus é eterno, e o destino do ser humano é a eternidade, em Deus. Apesar dos milênios de existência da humanidade, apasar do chamado desenvolvimento científico-tecnológica, fruto da “suposta evolução mental”, o ser humano continua o mesmo mortal, ontem, hoje e sempre; um ser estígmatizado, submtido à corrupção, pelo pecado. 

Desobediência, violência contra Deus e contra a vida, desejos descontrolados, infidelidade, etc., etc,…, constituem o pão quotidiano, alimento perverso que inebria a alma humana e a afasta de seu Criador, desde a desobediência primeira, ainda no Jardim do Édem.

Pecado e mandamento, subversão e chamado à correção, nasceram e caminham juntos, são companheiros inseparáveis do ser humano, de todos os tempos, status e lugares; e nisto, também, se vê o poder e a misericórdia de Deus a serviço da humanidade.

Assim, os Dez Mandamentos, a nós destinados, somente serão descartáveis quando Deus concluir Seu misericordioso plano de Salvação, de resgate da ovelha perdida, pelos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *