QUESTÃO 360 – YOUCAT: O QUE SIGNIFICA O “SINAL DA CRUZ”?

(Em edição)

QUESTÃO 360: O QUE SIGNIFICA O “SINAL DA CRUZ”?

 

Sinal da Cruz-topic-1-680x453

As cruzes são traçadas de cima para baixo, da esqueda para a direira, assim:  1) Pelo sinal da Santa cruz (+na testa); 2) livrai-nos Deus nosso Senhor (+ na bôca);  3) dos nossos inimigos (+no peito).  http://comunidadeoasis.com/ site/ destaques/o-que-e-o-sinal-da-cruz/.

 

YouCat responde: Pelo “sinal da cruz”colocamo-nos sob a proteção do Deus trino. [2157-2166].

E continua: No começo do dia, de uma oração e também de tarefas importantes, o cristão coloca-se sob o “sinal da cruz” e inicia a sua ação em nome do Pai e do Felho e do Espírito Santo.” A invocação nominal do Deus trino, por quem estamos cercados de todos os lados, santifica as coisas que empreendemos, ela concede-nos a Bênção e fortalece-nos nas dificuldades e nas tentações.

Citações:

  • Não nos envergonhemos de professar o Crucificado, selemos confiantemente a testa com os dedos, façamos o sinal da cruz sobretudo, sobre o o pão, a comida e os copos de que bebemos! Façamo-lo quando vamos e quado vimos, antes de dormir ao deitarmo-nos, e ao levantarmo-nos, quando andamos e descansamos!  São Cirilo de Jerusaslém.” (313-386, Doutor da Igreja).

REFLEXÃO

A cruz é, ao mesmo tempo, o sinal mais incisivo da miséria e da indignidade humanas, e o sinal mais definitivo e extraordinário da misericórdia de Deus. Na cruz, admiramos Deus mesmo crucificado, sangrando, sob o olhar de insensatos, de seres humanos que “não sabem o que fazem”. Por trás do sofrimento humano-crucial do Cristo é possivel vislumbrar o esplendor da ressurreição, a gloria eterna de Deus oferecida com amor infinito, à humanidade desviada.

O sinal da cruz é o sinal da presença de Deus em nossas vidas. E não o façamos em vão, sem a devida contrição, nem por exibição. O sacrifício crucial de Cristo, Seu sangue derramado no madeiro é para o cristão fonte de vida eterna. Traçando na testa o sinal da cruz, vejo, à luz da fé,  o derramamento da graça de Deus; os braços de Deus estendidos sobre nós, purificando-nos com o sangue Redentor. 




One thought on “QUESTÃO 360 – YOUCAT: O QUE SIGNIFICA O “SINAL DA CRUZ”?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *