QUESTÃO 361 – YOUCAT: O QUE SIGNIFICA PARA O CRISTÃO SER BARIZADO NUM DETERMINADO NOME?

(Em edição)

QUESTÃO 361: O QUE SIGNIFICA PARA O CRISTÃO SER BATIZADO NUM DETERMINADO NOME?

 

nomes-

Deus conhece a pessoa humana pelo nome escrito no livro da vida.

YouCat responde: Somos batizados num nome, isto é, “em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”. O nome e o rosto são o que fazem uma pessoa única, também e sobretudo diante de Deus. “Não temas porque te redimi; chamei-te pelo teu nome, tu és Meu! (Is 43,1) [2158].

E continua: Os cristãos lidam respeitosamente com o nome de uma pessoa porque o nome está profundamente ligado à sua identidade e à sua dignidade. Desde muito cedo os cristãos procuraram, para os seus filhos, os nomes da lista dos santos;eles fazem-no na fé de que o santo do seu nome seja um modelo e interceda por ele junto a Deus. > 201.

Citações:

  • Não nos envergonhemos de professar o Crucifidado, selemos cobnfiadamente a testa com os dedos, façamos o sinal da cruz sobretudo sobre o pão, a comidas e os copos de que bebemos! Façamo-lo quando vamos e quando vimos, antes de dormir, ao deitarmo-nos e ao levantarmo-nos, quando andamos e descansamos! São Cirilo de Jerusalém (313- 386, doutor da Igreja).
  • Não apagarei o seu nome do livro da vida, mas reconhecê-lo-ei diante de Meu Pai e dos Anjos. Ap 3,5

REFLEXÃO

Nome, filiação, data e local de nascimento, impressões digitais, fotografias faciais e código genético! … O ser humano é identificado, diante de Deus e dos homens, para assumir responsabilidade por seus atos, desde que não seja considerado débil mental, incapacitado de fazê-lo. Ele será devidamente identificado também quando premiado, apontado como herói, campeão ou governante de uma nação, por exemplo.  

Para o seu Criador, o ser humano é identificado quando gerado, no ventre materno. Naquele momento inicial e divino a criatura humano já contém toda a expressão do seu ser, sua identidade, disponibilizada alí, obra das mãos de Deus. 

Ser batizado em nome da Santíssima Trindade é como ser incluído na lista para obtenção de um passaporte para a glória eterna, junto de Deus.

Todo aquele que é batizado em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo será elevado à categoria de Filho de Deus, por meio do sangue do Filho Unigênito de Deus. Esta é a nossa fé! 

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *