QUESTÃO 377 – YOUCAT: QUANDO SE DEVE DESOBEDECER AO ESTADO?

(Em edição)

QUESTÃO 377: QUANDO SE DEVE DESOBEDECER AO ESTADO?

igreja-estado-coroacao

Só depois de o Papa Calisto II e o imperador alemão Henrique V firmarem um acordo – era a primeira concordata formal entre um Papa e um chefe de Estado –, a controvérsia viria a ser superada. https://padrepauloricardo.org/blog/o-estado-nao-pode-ser-indiferente-a-autoridade-de-deus

YouCat responde: Ninguém deve seguir orientações estatais que estejam contra as leis de Deus. [2242-2246, 2256-2257].

E continua: Jesus exortou apenas a uma relativa obediência ao Estado. São Pedro e os apóstolos disseram: “Deve obedecer-se antes a Deus que aos homens” (At 5,29). Se um Estado promulgar leis e adotar medidas raciais, sexistas ou destruidoras da vida os cristãos, por consciência, não podem obedecer ou colaborar, devem mesmo opor resistência. 379.

Citações:

  • Então, dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus! (Mt 22,21).

REFLEXÃO

O mandamento maior vincula o ser humano primeiro a Deus, a quem deve amar e obedecer, sobre todas as coisas depois, ao irmão, na medida do amor próprio de cada um.

A sã consciência recomenda sã convivência pautada no amor obediência. Obediência, não ao ser humano mas, a Deus, em primeiro lugar e depois, às leis e instituições, fundadas em valores eterrnos e criadas em vista do bem comum.

Na família (entre pai, mãe e filhos) e em outros segmentos sociais aparentados e similares, há de prevalecer a obediência, extensão do amor de Deus, em benefício de todos. 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *