QUESTÃO 379 – YOUCAT: QUE ATENTADOS ESTÃO IMPLÍCITOS NA PROIBIÇÃO DE MATAR?

(Em edição)

QUESTÃO 379: QUE ATENTADOS ESTÃO IMPLÍCITOS NA PROIBIÇÃO DE MATAR?

 

homicidio-mortes-por-ama-de-fogo

A JUSTIÇA CONDUZ À PAZ!…  NAÇÃO  SEM DEUS: NAÇÃO    INJUSTA,  INIMIGA DA VERDADE,  NAÇÃO  VIOLENTA: Até 2006, quando foi implantada no Brasil a Lei Maria da Penha, o  número  de  mortes  violentas  contra as  mulheres,  apesar  de apresentar  taxas  aparentemente estáveis,  vinha  crescendo.    http://www.oestemania.net /site. phppg =desc_noticia&id =8360&nome= Feminicidios-e-a-Lei-Maria-da-Penha

 

YouCat responde: Implícitos estão o homicídio e a cumplicidade no assassínio. Implícitos estão os crimes de guerra. Implícita está a interrupção voluntária da gravidez (aborto) de um ser humano, desde a sua concepção. Implícito está o suicídio, a automutilação e a autodestruição. Implícita está a eutanásia, ou seja, matar pessoas portadoras de deficiência, doentes e moribundos. [2268-2283, 2322-2325].

E continua: Hoje, a proibição de matar é frequentemente disfarçada com argumentos, aparentemente humanos. Todavia, nem a eutanásia nem o aborto são soluções humanas. Por isso, a Igreja não tem qualquer dúvida relativamente a tais questões: quem participa num aborto, força alguém a praticá-lo ou o aconselha a fazer é automaticamente excomungado, como no caso de qualquer outro atentado contra a vida. Quando uma pessoa psiquicamente doente comete suicídio, a responsabilidade por isso não raramente é limitada; muito frequentemente é até reduzida. > 288.

Citações: 

  • Ouviste o que foi dito aos antigos: “não matarás; quem matar será submetido ao julgamento”. Eu, porém, vos digo: todo aquele que apenas se irar contra o seu irmão será submetido a julgamento. (Mt 5,21-22)

REFLEXÃO

O ser humano, criatura de Deus, não pode viver sem Deus. Deus é caminho, Deus é verdade, Deus é paz, Deus é amor, Deus é vida…

Expulso do paraíso, por desobediência aos desígnios de Deus, o ser humano perambulou pelos caminhos do mundo, seguindo seus próprios intentos, defrontou-se com a violência e encontrou a morte: Caim matou seu irmão Abel.

A desobediência aos preceitos divinos conduz ao caminho da morte.

O caminho da morte passa pela dificuldade de doação, dificuldade de amar. Se Caim tivesse amado a Deus e ao irmão Abel não se havia tornado um fraticida.

Somente, para dar um exemplo de falta de amor: muitos filhos abandonam seus progenitores em asilos e podem até apressar a morte deles; e muitos idosos, inválidos, abandonados, são levados a desejar e, até a pedir, a própria morte. Há muitos filhos não lhes foi ensinado o amor doação, o amor obleção; falta-lhes um coração misericordioso; falta-lhes o amor; falta-lhes Deus mesmo.

Que o Senhor tenha misericórdia de uns e de outros!…

Somente com Jesus Cristo bem vivo no coração, a criatura humana poderá vencer a morte, salvar vidas, reestabelecer a paz e alcançar a plena felicidade. 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *