QUESTÃO 386 – YOUCAT: POR QUE PROTEGE O QUINTO MANDAMENTO A INTEGRIDADE CORPORAL E ESPIRITUAL DO SER HUMANO?

(Em edição) 

QUESTÃO 386: POR QUE PROTEGE O QUINTO MANDAMENTO A INTEGRIDADE CORPORAL E ESPIRITUAL DO SER HUMANO?

morte-espiritual-2

“A Bíblia apresenta a morte como separação: a morte física é a separação da alma e do corpo, enquanto que a morte espiritual é a separação da alma e de Deus.” P. I. B. http://pibgoiania.org.br/perguntas-2/o-que-a-biblia-diz-sobre-a-morte/

 

maria_goretti-integridade-crista-pg

Santa Maria Goretti (1890-1902), uma virgem que, tal como os inúmeros santos, viveu rigorosamente e à sua maneira a castidade cristã [67].

YouCat responde: O direito à vida e a dignidade de um ser humano constituem uma unidade; estão inseparavelmente ligados. Também é possível matar uma pesoa esperitualmente [2284-2287, 2326].

E continua: O mandamento “Não Matarás” (Ex 20, 13) refere-se tanto à integridade física como à espirital. Qualquer aliciação e indução ao mal, qualquer utilização da violência é um grave pecado, especialmente quando ocorre numa relação de dependência. Particularmente grave é um crime quando as crianças são dependentes de adultos; isto aplica-se não apenas a abusos sexuais, mas também a “seduções” espirituais provocadas por pais, Sacerdotes, professores ou educadores, como o desvio dos valores etc.

Citações:

  • Se gostares de ti próprio gostarás de todas as pessoas como de ti mesmo. Se gostas menos de alguma pessoa do que de ti mesmo é porque nunca conseguiste gostar de ti verdadeiramente. Mestre Eckhart. 
  • Deus ama-nos muito mais do que nós a nós mesmos. Santa Teresa de Ávila.

REFLEXÃO

O Quinto Mandamento tem como objetivo a proteção integral da vida, a preservação da integridade física e espiritual da criatura humana. Entretanto, a morte física será aceitável, preferível, tendo-se em vista a preservação e/ou obtenção da vida plena e eterna, a salvação, em Deus.

Por isso, se tua mão ou teu pé te fazem cair em pecado, corta-os e lança-os longe de ti: é melhor para ti entrares na vida coxo ou manco que, tendo dois pés e duas mãos, seres lançado no fogo eterno. Se teu olho te leva ao pecado, arranca-o e lança-o longe de ti: é melhor para ti entrares na vida cego de um olho que seres jogado com teus dois olhos no fogo da geena. Guardai-vos de menosprezar um só destes pequenos, porque eu vos digo que seus anjos no céu contemplam sem cessar a face de meu Pai que está nos céus.” (Mt 18,8-10)




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *