QUESTÃO 391 – YOUCAT: POR QUE É IMPORTANTE A DOAÇÃO DE ÓRGÃOS?

(Em edição) 

QUESTÃO 391: POR QUE É IMPORTANTE A DOAÇÃO DE ÓRGÃOS?

doacao_top

MAIS DE 2.000 PARANAENSES AGUARDAM POR TRANSPLANTE http://www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=3045

YouCat responde: A doação de órgão pode prolongar a vida do receptor ou elevar a sua qualidade de vida. Por isso, desde que o doador não seja forçado, ela é um autêntico serviço ao próximo. [2296]

E continua: É preciso assegurar-se da vontade livre e consciente do doadordurante o seu tempo de vida e de que ele não é morto com o propósito de lhe serem retirados os órgãos. Existe a doação em vida, por exemplo, de sangue, de medula óssea ou de um rim. A doação de órgãos de um cadáver pressupõe uma segura declaração da morte e o consentimento (ativo ou presumido, conforme a legislação nacional) do doador ou do seu representante.

REFLEXÃO

O grande problema das doações repousa na vala profunda da indignidade humana; o ser humano não tem demonstrado ser o tempo todo e inteiramente confiável. Para cada propósito de bondade, de doação, a que se coloca, sempre pode haver outras intenções: de maldade, esperteza, corrupção. 
Mas, é preciso acreditar que tudo será realizado por misericórdia e que prevaleça o edificante temor do Senhor nosso Pai Criador.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *