QUESTÃO 401 – YOUCAT: EXISTE ALGUMA PRECEDÊNCIA DE UM GÊNERO EM RELAÇÃO AO OUTRO?

(Em edição)

QUESTÃO 401: EXISTE ALGUMA PRECEDÊNCIA DE UM GÊNERO EM RELAÇÃO AO OUTRO?

generos-humanos

YouCat responde: Não. Deus concedeu ao homem e à mulher a mesma dignidade.  [2332,2335]

E continua: Os homens e as mulheres são seres humanos criados á imagem de Deus e filhos de Deus redimidos por Jesus Cristo. É tão anticristão como desumano discriminar ou preterir alguém por ser homem ou mulher. Mesma dignidade e mesmos direitos não significa, porém, uniformidade. A mania de uniformização, que passa ao lado da especificidade do homem e da mulher, contradiz a idéia criadora de Deus. > 54, 260.

Citações:

  • Todas as razões em favor da “submissão” da mulher ao homem no matrimônio devem ser interpretadas no sentido de uma “submissão recíproca” de ambos “no temor de Cristo”. João Paulo II, Mulieris dignitatum, nº. 24.

REFLEXÃO

A dignidade do homem e da mulher, criaturas amadas de Deus, é pressuposto básico da edificação da família e da sociedade humana, em todos os tempos e lugares. E não separe o homem o que Deus une, não perverta o homem aquilo que Deus edifica e santifica, não desvirtue o homem aquilo que Deus cria. 

E não seria a criatura humana, unilateralmente, e em suas vicissitudes, que haveria de romper os guilhões da escravidão, seja do homem, seja da mulher, estabelecendo regras comportamentais e relacionais de convivência, especialmente, quando antinaturais e contrárias à Palavra de Deus.

É Jesus, Palavra de Deus, vivo e atuante no coração do ser humano, que tem o poder de libertar a criatura humana; Jesus, cabêça da Santa Igreja de Cristo, rompe os guilhões da escravidão do ser humano, seja homem ou seja mulher. 

“E Jesus dizia aos judeus que nele creram: Se permanecerdes na minha palavra, sereis meus verdadeiros discípulos; conhecereis a verdade e a verdade vos livrará.” (Jo 8,31-32)

O ser humano, projeto do Deus Uno e Trino, não pode, por sua liberdade, querer ocupar o lugar de Deus, usurpar de Deus os direitos; nem auto-destruir-se e omitir-se do cumprimento dos própros deveres, embora todas estas coisas estejam ao seu alcance. 

Quando isto acontecer, reinará o caos. O ser humano perambulará errante, sem destino, na face da terra, violentando a si mesmo, ao seu semelhante e ao próprio Deus, numa triste jornada de desesperança.

Matéria neste link pode ser usada como ilustração do que acima ficou relatado: http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/brasil/2016/10/25/caes-vira-latas-invadem-terra-indigena-em-sp-e-perturbam-o-dia-a-dia-do-local.htm 

Não faz muito tempo, circulou na mídia brasileira esta reportagem tratando de uma invasão de cães vira-latas, numa região do Estado de São Paulo.

Pessoas, como pobres cães abandonados, multiplicam-se por toda parte, no país, no mundo, a perambular fisica e espiritualmente famintas, violentando-se, semeando conflitos, tirando a paz e ofuscando o brilho do Projeto de Deus.

Ficamos a nos perguntar: onde está Deus? Porque Deus permite todo este mal no mundo?  

Meu Deus, misericórdia!… 

Deus veio habitar no meio de nós, em Jesus Cristo, justamente como caminho de salvação da humanidade.

Elas, nós juntamente, somos criaturas fisicamente famintas porque, primeiro, nos fizemos famintos de Deus. Mas, Deus não abandonou Seu Projeto. Ele está sempre por perto de nós, em nosso Senhor Jesus Cristo.

Jesus é a Salvação!…




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *