QUESTÃO 422 – YOUCAT: O QUE PODE FAZER UM CASAL QUE NÃO TEM FILHOS?

(Em edição)

QUESTÃO 422: O QUE PODE FAZER UM CASAL QUE NÃO TEM FILHOS?

 

adotar-filho

Gente famosa de coração grande e seus filhos adotivos.

YouCat responde: Os casais que sofrem de infecundidade podem recorrer à ajuda médica que não esteja em contradição com a dignidade humana, com os direitos da criança que será concebida e com a > SANTIDADE DO > SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO [2375, 2379].

E continua: Não existe um direito absoluta a ter um filho, que é sempre um dom de Deus. Os casais a quem esse dom é negado podem adotar filhos e comprometer-se socialmente de outra maneira, cuidando, por exemplo, de crianças abandonadas.

Citações:

  • Não vos esqueçais de que há muitas crianças, muitas mulheres e muitos homens neste mundo que não têm o que vós tendes! Pensai em amá-los até que doa! Beata Madre Teresa, quando recebeu o Prêmio Nobel da Paz.

REFLEXÃO

Dignidade humana, direito da criança e Santidade do Sacramento do Matrimônio: requizitos a serem observados no trato com a infecundidade humana.

Quem está disposto ao sacrifício do amor?

“Amar até que doa”, é a recomendação de Madre Teresa.

E Jesus nos ensinou até que ponto pode chegar a dor de amor, em favor do nosso irmão: ela chega até à submissão e à morte física, para alcançar a vida eterna.

Matrimônio, filhos, família cristã é isto: sacrifício de amor que o corpo físico abate e a alma eleva, ao mais alto dos Céus.

É bendito aquele que abre os braços para acolher o órfão e a viúva, diz a palavra de Deus.

“A bênção do que estava a perecer vinha sobre mim, e eu dava alegria ao coração da viúva…  Não recusei aos pobres aquilo que desejavam, não fiz desfalecer os olhos da viúva,  … não comi sozinho meu pedaço de pão, sem que o órfão tivesse a sua parte (Jó 29, 13; 31, 16; Jó 31, 17)“.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *