QUESTÃO 424 – YOUCAT: O QUE É O ADULTÉRIO? É CORRETO O DIVÓRCIO?

(Em edição)

QUESTÃO 424: O QUE É O ADULTÉRIO? É CORRETO O DIVÓRCIO?

adulterio2

http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao7-fcs21-2tr13-odivorcio.htm

adulterio

Atire a primeira pedra aquele que não tiver pecado!

YouCat responde: O adultério consiste em duas pessoas se tornarem íntimas, sendo pelo menos uma delas casada com outra. O adultério é a traição fundamental no amor, a ruptura de uma aliança feita diante de Deus e uma injustiça para com o próximo. O próprio Jesus determinou expressamente a indissolubilidade do matrimônio: “O que Deus uniu, o homem não deve separar.” (Mt 10,9). Invocando a vontade original do Criador, Jesus abolia, assim, o divórcio tolerado no Antigo Testamento. [2353, 2364-2365, 2382-2384].

E continua: A promessa encorajadora dessa mensagem de Jesus é: “Vos tendes, como filhos do Pai celeste, a capacidade para um amor para toda avida!” No entanto, não é coisa símples manter-se ama vida inteira fiel ao seu parceiro. As pessoas não devem ser julgadas pelo matrimônio que gracassou. Porém, têm séria culpa os cristãos que recorreram pusilanimemente ao divórcio; eles pecam contra o amor de Deus, que Se torna visível no Matrimônio, contra o cônjuge e contra os filhos abandonados. Um cônjuge fiel pode, contudo, retirar-se de uma relação matrimonial insuportável; em caso de necessidade, o divórcio civíl pode também ser indispensável. Em casos justificados, a Igreja pode rever a validação do matrimônio num processo de declaração da nulidade matrimonial. > 269  

Citações:

  • A fidelidade é sempre absoluta ou não é nada. Carl Jaspers (1883-1969, filósofo alemão).  
  • A raiz da crise do matrimônio e da família encontra-se num falso conceito de liberdade. João Paulo II.  
  • O matrimônio rato e consumado não pode ser dissolvido por nenhum poder humano nem por nenhuma causa além da morte. Código de Direito Canônco, nº. 1141

REFLEXÃO

R




2 thoughts on “QUESTÃO 424 – YOUCAT: O QUE É O ADULTÉRIO? É CORRETO O DIVÓRCIO?

  1. Virtual Private Server

    Algumas pessoas dizem-me que o catecismo n o interessa juventude moderna; mas n o acredito nesta afirma o e estou certo de que tenho raz o. A juventude n o t o superficial como acusada de o ser; os jovens querem saber deveras no que consiste a vida.

    Reply
    1. Pedro F. Leite

      Tens razão. O catecismo é lugar onde a juventude poderá encontrar o caminho que as gerações anteriores esqueceram; ele atualiza e valoriza para nós a vivência dos mistérios divinos, em nosso mundo tão materialista. Há dois tipos de jovens: Com fé e sem fé. O primeiro é mais rico, quando a razão não lhe ajuda ele ainda tem a fé; o outro, geralmente, só tem a razão, quando ela é insuficiente, ele desmorona. Abr. fraterno.

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *