QUESTÃO 425 – YOUCAT: O QUE TEM A IGREJA CONTRA A “UNIÃO LIVRE”?

(Em edição)

QUESTÃO 425 : O QUE TEM A IGREJA CONTRA A “UNIÃO LIVRE”?

uniao-livre-card_namorados

https://dominnus.wordpress.com/2013/06/12/formacao-10-dicas-para-um-bom-namoro-queroumamormaior/

YouCat responde: Para os católicos não existe matrimônio sem o casamento eclesial, pelo qual Cristo entra na aliança do homem e da mulher e concede generosamente graças e dons ao casal [3290-2391].

E continua: As pessoas mais velhas acham, por vezes, que têm de dar conselho aos mais novos:

1. Que estes não devem mexer no lema matrimonial “com vestido de noiva e para sempre”;

2. Que o matrimônio (no dizer dos jovens…) é algo parecido com uma união precipitada de bens, perspectivas e boas intenções, com promeças insustentáveis publicamente prestadas.

O matrimônio cristão não é, todavia, uma burla, mas o maior dom que Deus pode ter pensado para duas pessoas que se amam. É o próprio Deus que os une numa profundidade que nem eles conseguem alcançar. Jesus Cristo, que disse “Sem mim nada podeis fazer (Jo 15,5), está sempre presente na vida matrimonial. Ele é “o amor no amor” dos noivos. A Sua força está disponível quando a força dos amados aparentemente se esgota. Por isso, o > Sacamento do Matriônio é tudo menos a assinatura de um papel. É como um barco para onde podem saltar os que se amam, um barco que o noivo e a noiva sabem conter combustivel suficiente para, com a ajuda de Deus, chegarem à meta dos seus sonhos.

Se hoje muitos dizem que não faz mal ter sexo sem compromisso antes e fora do matrimônio, a Igreja convida a resistir clara e fortemente a essa pressão social.

 Citações:

  • Diz apenas “sim”, quando é “sim” e “não”, quando é “não”. O que disseres para além disso vem do Malígno.  
  • Recebo-te por meu esposo / por minha mulher, ____________ e prometo ser-te fiel na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, amando-te e respeitando-te todos os dias de minha vida. Fórmula do sacramento do Matrimônio

REFLEXÃO

R




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *