QUESTÃO 428 – YOUCAT: O QUE É UM FURTO?

(Em edição)

QUESTÃO 428: O QUE É UM FURTO? 

roubar-com-padre-leo

SOCIEDADE HUMANA: “ESTAMOS FORMANDO LADRÕES!”

Vídeo pe. Léo: https://www.youtube.com/watch?v=POk1VmduUg8

YouCat responde: O furto é uma apropriação ilegal de um bem alheio [2408-2410].

E continua: É também um atentado contra o sétimo Mandamento apropriar-se indevidamente de um bem alheio, mesmo quando este ato não for denunciado pelas leis do Estado. O que fôr injustiça perante Deus não deixa de ser injustiça. Mas o sétimo Mandamento não é válido apenas para o furto; ele também se refere à injusta retenção do salário justo, à apropriação de objetos que foram encontrados e podem ser devolvidos, e à fraude em geral.

O sétimo Mandamento também acusa os seguintes pontos: empregar trabalhadores sem condições humanas dignas, não respeitar os contratos firmados, malbaratar os rendimentos adquiridos sem respeito pelos deveres sociais, elevar ou baixar os preços artificialmente, prejudicar o posto de trabalho dos trabalhadores subordinados, praticar o suborno e a corrupção, induzir os trabalhadores dependentes a atos ilegais, realizar mal o trabalho, exigir honorários desapropriados, esbanjar ou administrar negligentemente o patrimônio público, falsificar dinheiro, faturas e balanços e fugir aos impostos.

Citações:

  • Em sua encíclica social Populorum Progressio o Papa Paulo VI apresentou o princípio central de que “a economia tem de servir exclusivamente o ser humano”. Ele rejeita todas as noções segundo as quais “o lucro é o motor essencial do progresso econômico, a concorrência é a lei suprema da economia, e a propriedade privada dos bens de produção é um direito absoluto, sem limite nem obrigações sociais correspondentes” (26).

REFLEXÃO

R




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *