QUESTÕES 7: “PORQUE DEUS PRECISOU REVELAR-SE PARA SABERMOS QUEM ELE É”?

Segundo capítulo do Youcat: 
“Deus aproxima-Se de nós, seres humanos.”

Arca de Aliança-Cathédrale_d'Auch_Wikimedia

Deus conosco na arca da aliança.

 

O catecismo ensina que a razão humana pode descobrir a existência de Deus, más não tem luz suficiente para saber como Ele é. 

E afirma: “Deus gosta de ser conhecido [50-53,68-69].” 
Diz também que Deus Se revelou e o fez por amor. Considera que somente se pode conhecer algo de uma pessoa amada quando ela abre seu coração.

Assim é com Deus: Ele Se abriu a nós por amor. “Desde a Criação, passando pelos patriarcas e pelos profetas, até a definitiva Revelação no Seu Filho Jesus Cristo, Deus comunicou continuamente com a humanidade. Em Jesus, Ele verteu-nos o coração e tornou-nos claro o Seu Ser mais íntimo.”

Uma Reflexão: 

DOMINGO SEM MISSA

Deus conosco, em Jesus Cristo.

Após a desobediência original, saber sobre Deus tornou-se para o ser humano uma necessidade fundamental, uma questão de vida ou de morte eterna. 

O Criador tudo faz por amor. O infinito amor de Deus revela-se na Sua abertura, ao deixar-se conhecer por sua criatura. 

Sabe-se que a própria existência da criatura revela seu Criador, mas somente isto. 

Conhecer sobre o Criador escapa à criatura e exige o auxílio do próprio Criador. Tudo o que Ele faz é bom e belo. 

O amor de Deus para com o ser humano tem um objetivo muito bom e muito belo: reconduzi-lo à felicidade eterna, como era no princípio. 

Isto nos leva à Revelação: Em sua infinita sabedoria e por seu infinito amor, o Criador se revela ao ser humano para resgatá-lo.

Imagino que Deus, em Seu imenso amor, quis revelar-Se para mostrar-nos Sua glória e garantir-nos que, também, podemos participar do banquete glorioso que está preparado para Seus amigos, desde toda eternidade. E, sabendo disto, crendo em Deus, possamos viver em paz, neste mundo, sem violência, usufruindo dos bens terrenos que nos são necessários porém, não, os únicos ou o bem maior, que possamos alcançar, que devemos buscar e desejar, com todo o nosso ser, que é Deus.

Deus precisou vir revelar-nos tudo isto porque, tendo nossos pais descartado a vontade do Criador, passamos a viver à margem de tudo o que há de bom no Reino de Deus.

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *