QUESTÃO 17: QUE SIGNIFICADO TEM O ANTIGO TESTAMENTO PARA OS CRISTÃOS?

(Em edição)

QUESTÃO 17: “QUE SIGNIFICADO TEM O ANTIGO TESTAMENTO PARA OS CRISTÃOS?”

Deus nos quer todos pescadores de homens. Por isto as redes…

Youcat Responde: “NO ANTIGO TESTAMENTO Deus mostrou-se como o Criador e o sustento do mundo, como guia e educador da humanidade. Também os livros do Antigo Testamento são Palavra de Deus e Sagrada Escritura. Sem o Antigo Testamento não é possível compreender Jesus. [121-123, 128-130,140].”
E continua: “No Antigo Testamento começa uma grande história didática sobre a fé, que no >Novo Testamento sofre uma decisiva viragem e atinge a meta com o fim do mundo e o retorno de Cristo. Aqui o Antigo Testamento revela-se mais do que um simples prelúdio ao Novo. Os Mandamentos e as Profecias do Povo da Antiga Aliança, com as suas promessas para toda a humanidade, nunca foram revogados. Nos livros da Antiga Aliança encontra-se um insubstituível tesouro de orações e de sabedoria; em particular, os Salmos pertencem à oração quotidiana  da igreja.”

Citações Youcat:

“Deus de Abraão, Deus de Isaac, Deus de Jacó – não dos filósofos ou dos eruditos! Deus de Jesus Cristo. Só se pode encontrar e guardar nos caminhos instruídos do Evangelho. (Blaise Pascal, depois de fazer uma experiência de Deus.)”

“Só quando nos encontramos com o Deus vivo aprendemos o que é a vida. Não há nada mais belo que ser encontrado pelo Evangelho, por Cristo. (Bento XVI, 25.04.2005.)“.

 

REFLEXÕES

 

Ler e meditar ou fazer leitura orante das Sagradas Escrituras significa conversar com Deus; é como dar uma passadinha na casa do Pai. 

O filho bom, mesmo quando já é independente, não esquece seus pais. Se não lhe é possível fazer diariamente uma visitinha  aos amados progenitores, aproveitando um final de tarde ou início de noite, ele há de encontrar tempo para fazê-lo, pelo menos, nos finais de semana… 

Esta é a atitude que muito alegrará os corações daqueles que fizeram dos filhos sua razão de viver.

Assim também, é com Deus. Deus espera uma visita do filho amado. Diariamente, na leitura da Palavra ou lá no sacrário da igreja mais próxima…

E os finais de semana?… 

São dias de festa na casa do Pai (a Santa Missa na Igreja): leitura da Palavra, orações, louvor e glória, Comunhão, confraternização e prática da caridade no ambiente comunitário. 

Filho que visita os Pais, filho acostumado a conversar com Deus: Não se sentirá um estranho quando chegar lá no céu.

 



Pedro Furtado Leite Engenheiro Florestal aposentado.