QUESTÃO 19: QUE PAPEL DESEMPENHA A SAGRADA ESCRITURA NA IGREJA?

(Em edição)
QUESTÃO 19: QUE PAPEL DESEMPENHA A SAGRADA ESCRITURA NA IGREJA?
Youcat Responde: “A Igreja busca a sua vida e a sua força na Sagrada Escritura, como quem busca água num poço. [103-104,131-133, 141]“.
E continua: “Alem da presença de Cristo na Sagrada Escritura, a Igreja nada honra com mais veneração que a presença de Deus na Sagrada Escritura. Na Santa Missa, acolhemos o Evangelho de pé, porque é o próprio Deus que nos fala com palavras humanas.”
Citação Youcat: “Ler a Sagrada Escritura significa pedir o conselho de Cristo. São Francisco de Assis (1183-1226, ‘o maior cristão depois de Cristo’, fundador de uma ordem, místico)”.
REFLEXÕES

A Santa Igreja Católica Apostólica Romana, como nenhuma outra, é fiel guardiã, depositaria, da fé cristã. Instrumento de Deus, ela é, tradicionalmente, lugar de inspiração e ação do Espírito Santo, para benefício do ser humano. 
Com dois mil anos de presença no mundo, a Santa Igreja desenvolveu, naturalmente, por inspiração divina, ensinamentos, preceitos, dogmas de fé, que dão sustentação, testemunham, em favor da Sagrada Escritura.
A Santa Igreja Católica Apostólica Romana e as Sagradas Escrituras são obras humanas inspiradas pelo Espírito Santo de Deus e ambos (Igreja e Escrituras) não subsistem à margem da vontade de Deus, sem o Santo Espírito.


Pedro Furtado Leite Engenheiro Florestal aposentado.