QUESTÃO 22: COMO SE CRÊ?

(Em edição)

YouCat Responde: “Quem crê procura uma ligação pessoal com Deus e está pronto a crer em tudo o que Ele revelou a cerca de Si mesmo. [150-152].”

Ser Orante: Arte Paleocristã http://slideplayer.com.br/slide/1271915/

E continua:  “Quando a fé nasce, ocorre com frequência uma perturbação ou um desassossego. O ser humano apercebe-se de que o mundo visível e o decurso normal das coisas não corresponde a tudo o que existe. Sente-se tocado por um mistério. Persegue as pistas que o remetem para a existência de Deus e encontra-se cada vez mais confiante em abordar Deus e, por fim, ligar-se a Ele livremente. Diz-se no Evangelho segundo São João: ‘A Deus, nunca minguem O viu. O Filho Unigênito, que está no seio do Pai é que O deu a conhecer.'(Jo 1,18). Portanto, temos de crer em Jesus, o Filho de Deus, se queremos saber o que Deus nos quer comunicar. Assim, significa aderir a Jesus e entregar a nossa vida inteira nas Suas mãos.”

“Santo Anselmo de Cantuária (1033/34-1109, doutor da Igreja, notável teólogo da Idade Média).”

Citação Youcat: “Credo, ut intelligam – Creio, para compreender”. “Santo Anselmo de Cantuária (1033/34-1109, doutor da Igreja, notável teólogo da Idade Média).”

REFLEXÃO

A fé é uma virtude teologal fundamental no plano de Salvação. Sem ela o ser humano não vai a lugar algum. A fé dialoga com a razão e submete a vontade humana à graça de Deus. […] “vai em paz, a tua fé te salvou! […]
O fenômeno “fé”,  com que poderíamos  comparar ?
Jesus diz que a fé faz mover montanhas; instrumento do Reino de Deus, o faz crescer como a minúscula semente de mostarda que pode tornar-se grande, frondosa, e abrigar as aves do céu. 
Jesus revela a importante característica da fé: sua incrível capacidade de fazer crescer o Reino de  Deus, uma vez plantada no coração humano. 
Significa que a fé é uma vigorosa força de Deus que tem por objetivo conduzir o ser humano para o céu.
A fé é mãe das realizações do povo de Deus. Ela conduz através de portas estreitas, do “batei e abrir-se-vos-á, do pedi e recebereis”… 
A fé conduz a Deus porque de Deus procede. Ela é como a energia que flui pelo fio de cobre para acender nossas lâmpadas e iluminar nossas vidas. Ter fé significa, portanto, assumir e testemunhar Deus, ser bom condutor das verdades d’Ele recebidas. 
A fé é importante porque Deus é um Mistério para nós humanos. Deus é um Mistério singular, muito necessário, imprescindível. ao ser humano. Precisamos ter fé para alcançarmos a salvação eterna, juntos de Deus, nosso Criador. 

Esta é a verdade imutável que pauta a realidade humana: Deus nos criou e nos sustenta em Sua mão, d’Ele somos dependentes; e sendo criaturas, temos alguma dificuldade em perceber Deus; por isto, Deus Se nos revele, mostra-nos Seus caminhos.
Por isto, Deus mesmo veio habitar entre nós, em Seu divino Filho Jesus Cristo. 
E Jesus nos ensina como falar com Deus Pai: 

“Quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai em segredo; e teu Pai, que vê num lugar oculto, recompensar-te-á. Nas vossas orações, não multipliqueis as palavras, como fazem os pagãos que julgam que serão ouvidos à força de palavras. Não os imiteis, porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes que vós lho peçais. Eis como deveis rezar: 
“Pai Nosso, que estais no céu, santificado seja o vosso  venha a nós o vosso Reino; seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos aos que nos ofenderam; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, vosso Pai celeste também vos perdoará.”    (Mt 6 – Biblia Ave Maria). 
 

Deus está no meio de nós, embora não O possamos perceber. Isto é natural, pois como pode a criatura perceber seu Criador pelos próprios esforços?!… É o mesmo que o jarro nas mãos do oleiro. 
Só por Deus poderemos ser elevados à condição privilegiada da percepção de Deus. 

Irmãos, não ponhamos obstáculo à graça de Deus. Deixemos o dono da vinha cultivar Sua vinha. Só o Senhor da vinha poderá conceder o melhor destino aos frutos da videira.

 
Deus seja louvado!…


Pedro Furtado Leite Engenheiro Florestal aposentado.