QUESTÃO 245 – YOUCAT: DE QUE FORMA ATUA A UNÇÃO DOS ENFERMOS?

(Em edição)

YouCat responde: “A Unção dos Enfermos concede consolação, paz e força, e une profundamente a Cristo o doente que se encontra em situação precária e em sofrimento. Na verdade, o Senhor passou pelas nossas angústias e tomou sobre o Seu corpo as nossas dores. Em alguns, a Unção dos Enfermos provoca a cura corporal. Se Deus chamar alguém à Sua Casa, Ele concede-lhe, na Unção dos Enfermos, a força para todas as lutas corporais e espirituais no seu último caminho. Em todo o caso, a Unção dos Enfermos tem como efeito o perdão dos pecados.” [1520-1523, 1532]

E continua: “Muitos doentes têm medo deste Sacramento e adiam-no para o fim, porque pensam tratar-se de uma espécie de ‘sentença de morte’. O contrário é que está certo: a Unção dos Enfermos é uma espécie de ‘seguro de vida’. Quem, como cristão, acompanha um doente deve libertá-lo deste falso temor. A maior parte das pessoas que estão em risco têm a intuição de que nada mais é importante neste momento que se apertarem imediata e incondicionalmente Àquele que superou a morte e é a própria vida: Jesus, o Salvador.”  

Unção-enfermos

A Unção dos Enfermos é a cura. A doença nos mostra que somos limitados. http://www.auxiliadora.org.br/

“Ainda que tenha de andar pelos vales  tenebrosos, não temerei nenhum mal, porque Vós estais comigo.” Sl 23,4.   

“Quem come a Minha carne e bebe o Meu sangue tem a vida eterna; e Eu o ressuscitarei no último dia.” Jo 6, 54.

REFLEXÃO

Criatura de Deus, o ser humano não conhece outra experiência, senão esta em que respiramos; estamos, pois, muito apegados a ela. O desconhecimento de Deus e de Seus desígnios, a nosso respeito, nos faz temerosos e avessos a qualquer possibilidade de passagem desta existência. Por isto, somos chamados a viver, aqui, o desapego; somos chamados a depositar nossa confiança no Senhor Jesus, a acreditar que Ele é o caminho, a verdade e a vida, e que, por Ele, alcançaremos ressurreição e vida plena.

Neste mundo, vivemos, apenas, por meio de um sopro de vida; mas, por Cristo, em Seu Espírito, Deus nos sustentará eternamente; e isto significa ter vida plena, pois, eterno é nosso Deus… Nisto reside nossa verdade, toda esperança, toda a razão de nossa fé em Jesus, nosso Salvador. 



Pedro Furtado Leite Engenheiro Florestal aposentado.