QUESTÃO 261 – YOUCAT: COMO SE REALIZA O SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO?

(Em edição)

 

YouCat responde: “O Sacramento do Matrimônio realiza-se mediante uma promessa entre um homem e uma mulher, prestada diante de Deus e da Igreja, aceite e selada por Deus e concluída pela união corporal do casal. Porque é o próprio Deus que dá o laço do Matrimônio sacramental. Ele mantém-no unido até à morte de um dos consortes.” [1625-1631].  

E continua: “No Sacramento do Matrimônio, os ministros são, um para o outro, o homem e a mulher. O Sacerdote ou o Diácono invoca a bênção de Deus para o casal, sendo, de resto, apenas uma testemunha de que o Matrimônio foi celebrado nas condições corretas e que as promessas foram prestadas completa e publicamente. O Matrimônio só acontece se houver um consenso matrimonial, isto é, quando o homem e a mulher desejam o Matrimônio livremente e sem medo ou obrigação, e quando não estão impedidos do Matrimônio por outras uniões naturais ou eclesiais (se já estavam casados ou eram celibatários).”

DSC07728-REC

Ilustração: Família católica: Página 149 YouCat

“Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e Se entregou por ela. Ele quis santificá-la, purificando-a no Batismo da água pela Palavra da Vida… Assim devem os maridos amar as suas mulheres como os seus corpos.” Ef 5, 25 ss.

“Os cristãos não amam de um modo diferente das outras pessoas, mas tem mais ajuda.” Um Anônimo.

REFLEXÃO

Nosso Deus é o Senhor das Alianças edificantes… Aliança é a palavra que marca o relacionamento de Deus com o Seu povo, por toda parte, em todos os tempos; aliança que tem como objetivo a edificação do ser humano e seu retorno ao Lar original. Porque Deus é um Senhor infinitamente justo, respeitoso, misericordioso e generoso, além de pragmático, glorioso, poderoso e muito caprichoso em tudo o que faz.

A aliança entre o homem e a mulher também tem objetivo certo imutável, bem determinado: é uma orientação de Deus para o bom êxito da sociedade humana; na aliança está em jogo o princípio do ‘crescei e multiplicai’. O Matrimônio é uma aliança de amor fecundo entre o homem e a mulher, e a palavra de Deus é a verdade que norteia, permeia e dá vida à união (aliança) matrimonial; por isto, no Matrimônio não pode haver fraude. A aliança somente será válida quando cumpridos os pré-requisitos estabelecidos no Livro Santo de Deus.



Pedro Furtado Leite Engenheiro Florestal aposentado.