QUESTÃO 27: COMO SURGIRAM OS SÍMBOLOS DA FÉ?

(Em edição)
Youcat responde: “Os símbolos da fé remontam a Jesus, que exortou os discípulos a batizar. Estes deveriam, então, confirmar se as pessoas confessavam uma determinada fé, nomeadamente, no Pai, no Filho e no Espírito Santo (>TRINDADE). [188-191].
E continua: “A célula primitiva de todos os símbolos é a “confissão do Senhor Jesus” e o Seu encargo missionário, isto é, “Ide, fazei discípulos de todas as nações; batizai-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo!” (Mt 28-19). Todos os símbolos da fé da Igreja são desdobramentos da fé nesse Deus trino. Cada um deles começa com a confissão do Pai, Criador e sustento do mudo, referem-se depois ao Filho, através do qual o mundo e nós mesmos encontramos a redenção, e desembocam na confissão do Espírito, que é a presença de Deus na Igreja e no mundo.”
Citações Youcat: ” A Igreja (…) guarda [esta fé e esta mensagem] tal como as recebeu, como se ela habitasse numa única casa; ela crê como se tivesse apenas uma alma e um coração; e anuncia e transmite unicamente o seu ensinamento como se tivesse apenas uma boca. Santo Irineu de Leão (ca. 135-202, doutor da Igreja).”
REFLEXÕES



Pedro Furtado Leite Engenheiro Florestal aposentado.