QUESTÃO 273 – YOUCAT: PRATICA A IGREJA AINDA HOJE O EXORCISMO?

(Em dição)

YouCat responde: “Em cada celebração bastismal é realizado o chamado ‘pequeno EXORCISMO‘, uma oração em que o batizando é libertado do mal e fortalecido contra as forças que Jesus venceu. O grande exorcismo é uma oração de plenipotência de Jesus, através da qual um cristão batizado é retirado, na força de Jesus, da influência e da violência do mal; só raramente, e após um exame rigoroso, é utilizado na Igreja.”[ 1673].

E continua: “O que é apresentado como ‘EXORCISMO’ nos filmes de Hollywood não corresponde geralmente à verdade de Jesus e da Igreja. Jesus expulsou demônios, pois tinha poder sobre as forças e os poderes maus, e podia libertar as pessoas deles; Ele deu aos Apóstolos ‘poder de expulsar espíritos impuros e de curar todas as doenças e sofrimentos’ (Mt 10,1). Isto é o que faz a Igreja, quando hoje em dia um SACERDOTE encarregado diz sobre uma pessoa a oração de exorcismo; antes, porém, deve excluir-se que se trata de um fenômeno psíquico (este assunto pertence à especialidade da psiquiatria). No exorcismo está em questão a defesa contra a tentação e a opressão, e a libertação do poder do mal.” 90-91.  

“A piedade popular é uma das nossas forças, porque se trata de orações muito arraigadas no coração das pessoas. Também pessoas que estão um pouco distante da vida da Igreja e não têm uma grande compreensão da fé são tocadas no coração por estas orações. Devem apenas ‘iluminar-se’ estes gestos, ‘purificar-se’ esta tradição, a fim de que se torne em vida da Igreja, em ato. Bento XVI, 22,02.2007.

REFLEXÃO




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *