QUESTÃO 284 – YOUCAT: POR QUE SÃO TÃO IMPORTANTES AS BEM-AVENTURANÇAS?

QUESTÃO 284: POR QUE SÃO TÃO IMPORTANTES AS BEM-AVENTURANÇAS?

YouCat responde: Quem anseia pelo Reino de Deus olha para a lista das prioridades de Jesus: as bem-aventuranças. [1716-1717, 1725-1726].

E continua: Deus fez promessas ao Seu Povo desde Abraão. Jesus retoma-as, dilata ao Céu a sua validade e faz delas o Seu próprio programa de vida: o Filho de Deus torna-Se pobre para tomar parte na nossa pobreza; Ele alegra-Se com os alegres e chora com os que choram (Rm 12-15); não recorre à violência, mas dá a outra face (Mt 5,39); teve misericórdia promoveu a paz e mostrou assim o caminho seguro para o Céu.

Citações:

Querer tudo o que Deus quer e querê-lo sempre, em todas as ocasiões e sem restrições: isto é o Reino de Deus, que é totalmente interior. François Fénelon.

REFLEXÃO

Aventura:  subst. fem. (lat adventura) 1 Acontecimento imprevisto. 2 Ação ou empresa arriscada. 3 Conquista amorosa. 4 Sucesso romanesco. 5 Patuscada. 6 Risco. 7 Acaso, sorte. (Cf. Dicionário Michaelis de Português Online).

Como se observa, este substantivo apresenta várias acepções, conforme o contexto a que é aplicado; tem-se aventura por imprevisibilidade, por envolver risco, casualidade; transita entre a firmeza do real e a insegurança da fantasia. Como exemplo, têm-se as bem-aventuranças, as desventuras e os mal-aventurados… Já, o verbo aventurar carece de complemento para maior concretude. 

O verbo aventurar é rico. É bitransitivo, intransitivo, pronominal, transitivo direto, indireto, transitivo direto e indireto. Significa que o verbo aventurar pode, conforme o caso, prescindir de complemento ou pode exigir diversidade e multiplicidade de complementos, para transmitir completa a ideia.

A aventura dos que se dispõem a caminhar com Deus tem alto preço, duras exigências, é passar pela porta estreita… Mas, tem um objetivo grandioso que tudo supera: a infinita aventura de viver com O Todo Poderoso, O Deus de Amor.

Ser alçado do nada à condição de criatura, à imagem e semelhança de seu Criador, é uma aventura incomensurável. Mas, não há aventura maior nem mais desejável do que a de ser inserido na própria intimidade de Deus. E isto nos foi dado no amor derramado em Nosso Senhor Jesus Cristo, autor das Bem-aventuranças eternas.

Jesus nos ensinou a ver e a considerar a Deus como O mais querido e amável Papaizinho…