QUESTÃO 290 – YOUCAT: COMO NOS AJUDA DEUS A SERMOS PESSOAS LIVRES?

(Em edição)

QUESTÃO 290: COMO NOS AJUDA DEUS A SERMOS PESSOAS LIVRES?

YouCat responde: Cristo quer “libertar-nos para a liberdade” (Gl 5,1) e tornar-nos capazes do amor fraterno. Para isso, Ele concede-nos o Espírito Santo, que nos torna livres e independentes das forças mundanas, fortalecendo-nos para uma vida de amor e responsabilidade [1739-1742, 1748].

E continua: Quanto mais pecamos, mais pensamos apenas em nós e mais dificilmente podemos nos desenvolver como pessoas livres. No pecado, tornamo-nos também inaptos para fazer o bem e viver o amor. O Espírito Santo, que mergulhou no nosso coração, concede-nos um coração cheio de amor a Deus e a todas as pessoas. Compreendemos o Espírito Santo como uma força que nos leva à liberdade interior, abrindo-nos ao amor e fazendo de nós instrumentos cada vez melhores do bem e do amor.  120, 310-311.

Citações: Vós não recebestes um espírito de escravidão para recair no temor, mas o Espírito de adoção filial, pelo qual exclamamos “Abba, Pai!”. Rm 8,15-16.

Fto-Livres-sitePBregatin

  Fto. PAULO BREGANTIN (As pessoas livres são leves.)

 

REFLEXÃO

Para fazer a vida fluir normal, em paz, sem atrito, Deus introduz algo muito importante, o amor, neste oceano imenso de eventos muitas vezes contrários. O amor, que é Deus mesmo, nos é dado como um lubrificante de engrenagem, um benígno liberdator de atritos, facilitador das convivências sociais, no seio da humanidade. 

Somente o amor – Nosso Senhor Jesus Cristo – caminho, verdade e vida, é capaz de pacificar os corações e organizar as liberdades humanas, individuais e coletivas, e conduzir o povo ao porto seguro da paz, que é Deus mesmo.



Pedro Furtado Leite Engenheiro Florestal aposentado.