QUESTÃO 292 – YOUCAT: PODE UMA PESSOA FAZER UM MAL PARA QUE DAÍ SURJA UM BEM?

(Em edição)

QUESTÃO 292: PODE UMA PESSOA FAZER UM MAL PARA QUE DAÍ SURJA UM BEM?

YouCat responde: Não. Não se pode fazer ou aceitar algo mau para que daí surja algo bom. Muitas vezes, porem, temos de aceitar um mal menor, para impedir um maior. [1755-1756, 1759-1761].

 

Fto-PePauloRicardo-mal menor

Na encíclica Libertas (1888, n.23), Leão XIII afirma o princípio de tolerância: “Se a tolerância [a um mal] prejudica ao bem público, ou causa ao Estado maiores males, a consequência é sua ilicitude, porque em tais circunstâncias a tolerância deixa de ser um bem.” http://berakash.blogspot.com.br/2014/09/a-doutrina-catolica-sobre-o-mal-menor.html.

E continua: Os fins não justificam os meios. Não é correto praticar adultério para estabilizar o casamento. Também é incorreto utilizar embriões para investigação em células estaminais, mesmo que daí advenham resultados decisivos para a medicina. É errado ajudar a vítima de uma violação com o aborto do filho.

Citações:

– A consciência é o centro mais secreto e o santuário do ser humano, no qual ele se encontra a sóis com Deus, cuja voz se faz ouvir na intimidade do seu ser. Concílio Vaticano II, Gaudium et spes, nº2, 16.

– Se uma pessoa desejar verdadeiramente o bem, tem de querer fazer ou sofrer tudo pelo bem. Søren Aabye Kierkegaard.

REFLEXÃO

O Criador de todas as coisas é o Deus da verdade, da justiça e do amor; tudo o que Ele criou é bom e está destinado ao eterno e sumo bem; Ele semeou a boa semente e tem sempre em vista a boa cultura. 
O joio, a figura do mal, não consta dos planos de Deus, só aparece quando o Bem é suprimido; ele vincula-se à liberdade de pensamento, nasce de deformação da intelectualidade e da vontade humanas; e prospera com o descarte da vontade de Deus. Quando a luz do bem é ocultada, desviada, restará a escuridão: eis a figura do mal. 



Pedro Furtado Leite Engenheiro Florestal aposentado.