QUESTÃO 297 – YOUCAT: PODE UMA PESSOA FORMAR A SUA CONSCIÊNCIA?

(Em edição)

QUESTÃO 297: PODE UMA PESSOA FORMAR A SUA CONSCIÊNCIA?

YouCat responde: Sim. Deve inclusivamente, fazê-lo. A consciência, inata a todo o ser humano, dotado de razão, pode ser mal orientada e anestesiada. Deve ser por isso formada, a fim de se tornar um instrumento cada vez mais fino de comportamento reto. [1783-1788, 1799-1800].

E continua: A primeira escola da consciência é a da autocrítica; nós, seres humano, temos de fato a tendência para julgar de acordo com o nosso interesse. A segunda escola da consciência é a orientação para agir bem com os outros. A correta formação da consciência conduz o ser humano á liberdade de fazer o bem, corretamente discernido. A Igreja, ao longo de sua longa história e com a ajuda do Espírito Santo, colecionou muita sabedoria sobre comportamento correto; pertence à sua missão educar a humanidade e dar-lhe também orientações.  344. 

Consciência-frase-deus-sussurra-e-fala-a-consciencia-atraves-do-prazer-mas-grita-lhe-por-meio-da-dor-a-dor-e-o-c-s-lewis-139303

                                           http://kdfrases.com/frase/139303

Citações:

Violentar a consciência humana significa ferí-la profundamente, desferir o mais o mais doloroso golpe à sua dignidade. Em certa medida, é mais grave que matá-la. Beato João XXIII (1881- 1963, o Papa do Concílio Vaticano II).

REFLEXÃO

Uma consciência reta vale mais do que ouro!

“Nada mais vil do que o amor ao dinheiro: aquele que o ama chega até a vender a sua alma” (Eclo 10,10).

“Para o homem avarento e cúpido a riqueza é inútil; para que serve o ouro ao homem invejoso” (Eclo 14,3).

“Quem procura enriquecer afasta os olhos de Deus” (Eclo 27,1).

Muitos pais só se preocupam em trabalhar cada vez mais, e não têm tempo para os filhos. Cobre-os com excesso de dinheiro, roupas e bens, mas deixam-lhes faltar o essencial: a sua presença. É preciso fugir desta escravidão.

“As vigílias para enriquecer ressecam a carne, as preocupações que elas trazem tiram o sono” (Eclo 31,1). 

(http://cleofas.com.br/educar-para-as-virtudes-parte-3/)



Pedro Furtado Leite Engenheiro Florestal aposentado.