QUESTÃO 298 – YOUCAT: É CULPADO, PERANTE DEUS, ALGUÉM QUE AGE DE CONSCIÊNCIA ERRÔNEA?

(Em edição)

QUESTÃO 298: É CULPADO, PERANTE DEUS, ALGUÉM QUE AGE DE CONSCIÊNCIA ERRÔNEA

Consciência-e-moralidade

Revista Pergunte e Responderemos, PR 040/1961: http://www.fecomvirtudes.com.br/consciencia-e-moralidade-os-diversos-tipos-de-consciencia/

 

YouCat responde: Não. Quem faz um profundo exame de si e formula um juizo seguro deve seguir a sua voz interior em qualquer circunstância, mesmo que corra o risco de fazer algo errado. [1790-1794, 1801-1802]

E continua: Deus não nos culpa pela desgraça que fazemos ao mundo se a nossa consciência estiver invencivelmente errônea. Embora, em última análise, se deva seguir sempre a própria consciência, deve ter-se, todavia, bem claro diante dos olhos que, apelando abusivamente à suposta consciência errônea, já se cometeram falsificações, assassinatos, torturas e fraudes.

Citações

Tudo o que esteja relacionado com moral remete logicamente e em última análise, para a teologia, nunca para fundamentos seculares. Max Horkheimer, (1805-1973, filósofo e sociólogo alemão).

REFLEXÃO

Posso imaginar quão difícil seja o julgarmento de questões relativas à consciêcia humana. Só Deus, para alcançar a profundeza do imenso abismo do ser humano e tirar dele um definitivo testemunho da verdade. Entretanto, situações de vida ou morte, de extrema miséria e sofrimento, são capazes de promover grandes transformações, de propiciar descanso verdadeiro ao ser humano; fazê-lo repousar a cabeça sobre o travesseiro da verdade e da paz.

Certa vez, do alto de suas cruzes, dois condenados trocaram últimas palavras. E eis que a verdade brotou deles como fonte de água viva salvadora, penhor de vida e glória eternas!

Um deles exclamou:  “Sou pecador, mereço o sofrimento, … lembra-te de mim, Senhor, …!” O outro respondeu: “… hoje mesmo estarás comigo no Paraíso!



Pedro Furtado Leite Engenheiro Florestal aposentado.