QUESTÃO 304 – YOUCAT: POR QUE MOTIVO A TEMPERANÇA É UMA VIRTUDE?

(Em edição)

QUESTÃO 304: POR QUE MOTIVO A TEMPERANÇA É UMA VIRTUDE?

YouCat responde: A temperança é uma virtude porque a intemperança revela-se, em todos os ângulos uma força destruidora. [1809, 1838] .

E continua: Quem é imoderado abandona-se ao domínio dos próprios impulsos, fere os outros com a sua avidez e prejudica-se a si mesmo. No Novo Testamento, a temperança também aparece sob a forma de “sobriedade” e “discrição”.

Citações:

Na verdade, manifestou-se a graça de Deus, fonte de salvação para todos. Ela ensina-nos a renunciar à impiedade e aos desejos mundanos, para vivermos, no tempo presente, com temperança, justiça e piedade. Tt 2, 11-12.

REFLEXÃO

  A temperança, a sobriedade, passou longe desta mesa de bar.

Quem abriu o coração a uma alma sóbria poderá verdadeiramente dimensionar o valor da temperança. A grandeza da alma sóbria lhe vem do amor de Deus. A alma sóbria fixa-se no amor de Deus por amor ao próximo; não se descuida, não se entrega livremente à correnteza dos próprios desejos, porque sabe para onde eles podem conduzí-la. O desejo humano pode flutuar ao sabor do vento e causar irreparáveis danos; foi ele que afastou nossos primeiros pais do Jardim de Deus.